GVP IT Solutions apresenta ferramenta para monitoramento e interação em redes sociais
O uso de redes sociais para fins comerciais, no Brasil, vem registrando índices cada vez mais altos. Segundo estudo do IDC (International Data Corporation), 34% dos brasileiros utilizam o Facebook para trabalho. O aumento no uso da ferramenta como principal meio de comunicação entre as empresas e os consumidores, ou clientes, chamou a atenção da GVP IT Solutions, empresa com sede em São Paulo, que iniciou suas operações em 2002, focando na prestação de serviços de alta tecnologia e padrões de qualidade internacional.
O amplo interesse das empresas no contato com o consumidor por meio dessas plataformas foi um dos responsáveis pelo planejamento, desenvolvimento e lançamento do IDEA Social Monitor. Trata-se de uma solução que oferece ao mercado corporativo a possibilidade de monitoramento e coleta de dados em mais de 20 redes sociais diferentes, 24 horas por dia. As informações são armazenadas para análise e classificação do profissional responsável pela operação, que pode avaliar se as menções são positivas, neutras ou negativas.
De acordo com Daniel Pereira, diretor executivo da GVP IT Solutions, o diferencial do IDEA Social Monitor está na geração de relatórios detalhados, completos e de fácil leitura e na possibilidade de interação com o público-alvo, no caso de posts que contenham algum tipo de questionamento, reclamação ou opinião, sempre em tempo real, função importante principalmente em casos complexos ou de crise. “Se aplicada uma estratégia eficaz e rápida para solucionar os casos, a crise pode ser resolvida em pouco tempo e a repercussão não impacta a marca negativamente”, avalia o executivo.
Pereira conta, ainda, que os relatórios apresentam indicadores referentes ao melhor horário para realização das postagens, usuário que mais comentou sobre a marca, gráficos com mapeamento das menções, entre outros. “Como a classificação dos posts é prática e rápida, a geração de relatórios via sistema também é simplificada. Além disso, eles podem ser exportados para arquivos Excel, PDF, TXT, CSV, Webservice, o que facilita a análise e tomada de decisão no caso de ações que impactam diretamente várias áreas da companhia”, afirma Pereira.Aprimorar a interação com seu consumidor alvo, a divulgação de ações, o impacto das campanhas, a disseminação dos lançamentos de produtos, avaliações de pós-vendas, são inúmeras as possibilidades que o IDEA Social Monitor agrega à solução.
O primeiro passo para iniciar as atividades é criar projetos diferentes para cada monitoramento desejado. O operador deve criar Projetos diferentes para cada produto ou termo a ser monitorado. Além disso, é importante informar ao sistema palavras de exclusão e tags personalizadas, que auxiliarão na busca correta das informações. Um aspecto importante diz respeito à forma de classificação dos posts reunidos. No caso de posts semelhantes ou, por exemplo, retweets de mensagens, é possível classificar aquele grupo idêntico de uma só vez – uma excelente forma de otimizar o tempo do operador.
Pereira ressalta, ainda, que a ferramenta da GVP tem como outro diferencial importante a conexão com plataformas CRM (Customer Relationship Management). Isso faz com que o IDEA Social Monitor seja uma ferramenta ainda mais inovadora. A plataforma permite a gestão de relacionamento direta com os seguidores e o acúmulo de informações em um único histórico, compartilhado inclusive com outros canais de atendimento, como telefone, e-mail, chat e SMS, facilitando o pronto atendimento e o controle de informações sempre que um mesmo cliente fizer contato com a companhia.
A GVP IT Solutions lançou a solução no final de julho de 2012 e já possui cerca de 250 clientes ativos dos setores de aviação, educação, TI e automotivo. As agências de marketing são os que mais procuram a ferramenta, uma vez que pode ser usada como ponto estratégico para medição da eficácia das campanhas publicitárias.
“Até o final de 2012, esperamos dobrar o número de clientes”, afirma Pereira.
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