Cenário do e-commerce em 2014: cuidado, o mar não está para peixe!
Não há dúvidas: o ano de 2014 deverá ser bem planejado. Primeiro porque o Carnaval será apenas em março, retardando o “verdadeiro” início do ano no Brasil. Teremos também a famosa Copa do Mundo. A tendência de o país parar durante toda sua duração é muito grande. Não faltam previsões pessimistas para colapso da infraestrutura brasileira. E já podemos observar alguns problemas, como o aumento das passagens aéreas para o período do Mundial.
Por fim, ainda teremos as eleições presidenciais, que certamente frearão ainda mais a economia do país, como já é histórico no Brasil, dadas as incertezas de quem será o sucessor a comandar a nação nos próximos anos.
Estes três grandes eventos poderão trazer problemas para a economia do Brasil. Embora o cenário seja bastante pessimista, uma coisa é certa: o e-commerce continuará crescendo, pois o consumo, mesmo que reduzido, existirá. O meio virtual vem ano após ano se beneficiando com a migração dos consumidores, os quais passam a contar com a comodidade e boas condições comerciais oferecidas no meio online. Podemos esperar pelo menos de 15% a 20% de crescimento para o comércio eletrônico brasileiro em 2014.
O novo ano também trará uma excelente oportunidade para organizar e ajustar a infraestrutura interna das operações virtuais. Com o crescimento reduzido, é oportuno trocar as soluções que prejudicam o dia a dia, como a Loja Virtual, ERP, CRM, etc. Esteja ciente do que pode acontecer em 2014 e aproveite o ano para se preparar para um sucesso ainda maior em 2015.
Categoria: Cases