Precificação dinâmica é imprescindível para o grande varejo, afirmam especialistas
Em cursos de administração aprende-se que o preço deve ser formado pela soma de produto + custo + margem. A formula simplista, no entanto, só funciona para quem “navega em mar azul”- conceito do professor coreano W.Cham Kim para descrever os mercados em que há pouca ou nenhuma concorrência. No cenário das lojas virtuais o mar é vermelho: a oferta maior que a procura e as práticas comerciais geram brigas por centavos.
Neste contexto, contar com a ajuda de uma ferramenta que traz informação exata sobre o que os concorrentes estão vendendo e, especialmente, por quanto vendem, vale ouro. A dificuldade em estar atualizado, cobrando um valor atraente, aumenta de acordo com o porte da empresa. Assim, um gigante que comercializa milhares de produtos em sua loja online, ou, usando a medida padrão adotada, com mais de 300 mil skus (stock keeping unit – itens mantidos em estoque) consegue, com muito esforço, manter em dia os valores dos seus produtos da curva A (os que geram maior lucratividade), mas corre grandes riscos de ficar defasado nos produtos da curva B e C. É aí que a tecnologia de precificação faz toda a diferença.
“Quanto maior a gama de produtos disponíveis, mais difícil manter todos os preços competitivos”, explica o administrador Luiz Pereira. Luiz é diretor comercial da Precifica, empresa brasileira especializada em precificação dinâmica. Também chamada de preço flutuante, a técnica consiste em monitorar automaticamente um número pré-estabelecido de concorrentes e produtos comercializados na Internet. A ferramenta gera relatórios de oportunidades a cada hora, que são submetidos à análise dos gestores das empresas para a tomada de decisões. O plus é que, além de monitorar, ela sugere o restabelecimento do preço, para mais ou para menos, garantindo a boa margem.
“A responsabilidade em estabelecer os preços é totalmente das empresas, nós contribuímos para que realizem alterações com agilidade e precisão, gerando melhores margens de lucro, aumentando o retorno e mantendo produtos de todas as curvas com valores competitivos”, detalha Luiz.
A Centauro, uma das maiores lojas virtuais de produtos esportivos e acessórios do Brasil, utiliza a precificação inteligente, conforme detalha Germano Batista, diretor de marketing da empresa: “Com a concorrência acirrada dos dias de hoje torna-se fundamental a utilização de ferramentas como essa, para que seja possível acompanhar, em tempo real, as principais ações adotadas pelo mercado, possibilitando uma reação mais rápida”, comenta o executivo, ao E-Commerce News.
Germano explica que a precificação inteligente viabiliza a monitoria de estoque e preço de mais 15 mil produtos, de bicicletas a tênis de corrida: “Nossa equipe comercial faz a análise diária dessas informações. Dessa maneira é possível montar ações de marketing assertivas para posicionar corretamente um portfólio tão diverso”, completa.
Utilizando a precificação inteligente desde dezembro de 2013, o diretor afirma que a Centauro já vem percebendo os impactos em usar esse tipo de recurso: “Conseguimos observar, de forma qualitativa, melhorias significativas de eficiência e agilidade na tomada de decisão. Estamos em um novo patamar na nossa gestão de portfólio”, conclui.
Categoria: Pesquisas