Precificação, análise de sortimento e monitoramento de frete: O tripé da formação de preços no e-commerce
Com crescimento acima de 20% nos últimos anos, o e-commerce é um filão para quem quer começar a empreender. Assim, o surgimento de novas lojas virtuais faz com que o mercado torne-se mais acirrado.
As margens de lucro estão cada vez mais apertadas e os valores cobrados no comércio eletrônico caíram 1,46% de junho de 2013 a junho de 2014, de acordo com o Índice FIPE/Buscapé, divulgado junto ao Webshoppers, do e-bit.
Apesar do preço ainda ser um fator decisivo na negociação, está na hora de parar de brigar por centavos e focar na estratégia. Para isso, é possível aplicar três soluções: Precificação inteligente, Análise de Sortimento e Monitoramento de Frete.
Com a solução de precificação inteligente, passa a ser possível monitorar a concorrência e conseguir obter insights sobre as melhores oportunidades de subir ou baixar os preços, inclusive de forma automatizada e dinâmica, preservando suas margens sem deixar de ser competitivo.
Já a análise de sortimento traz um relatório completo, baseado no catálogo de produtos da concorrência, auxiliando a definir o real posicionamento da loja virtual e identificando oportunidades a partir do mix de produtos trabalhado por outros sites.
Por fim, o monitoramento de frete identifica as políticas de envio dos concorrentes, fazendo com que a loja virtual perceba como este quesito influencia na composição do preço final do produto.
Com esse tripé o e-commerce passa a ter visão estratégica e aprende a precificar garantindo margens, lucro e principalmente competitividade.
Categoria: Cases