Como fazer um processo de checkout para maior conversão? (Etapa 2 e 3)
Anteriormente, vimos sobre a primeira etapa do checkout, o carrinho de compras. Agora, o segundo passo, refere-se ao cadastro/login e pagamento.
Geralmente, as lojas virtuais possuem estas etapas separadas em seu processo de checkout, totalizando cinco passos até a confirmação da compra. Este processo pode ser um fator desmotivador para a o cliente. Por que não transformar estas cinco etapas em três? Na verdade, estas etapas não deixarão de existir, apenas serão apresentadas em uma mesma página. Apesar disso, o processo é percebido como mais rápido pelo cliente, evitando que se frustre com o tempo levado para realizar a compra e que tenha tempo para repensá-la e se arrepender. Então vamos ao exemplo:
Na primeira divisão da tela, temos a parte de cadastro, bem como é possível fazer o login. Perceba que todos os campos obrigatórios são indicados com o asterisco (*). Esse detalhe é importante, assim o usuário sabe quais os campos que realmente deve preencher, não os deixando em branco.
Sinalize os campos que foram preenchidos incorretamente. Não faça com que o cliente avance de tela e tenha que retornar. Caso aconteça, não o faça ter que digitar todas as informações novamente, mas sim apenas aquelas que faltam, com os campos sinalizados.
Repare que outro aspecto importante é quando o cliente informar o CEP, o endereço é automaticamente preenchido, bem como o valor de frete calculado e incluído no valor final (após selecionada a forma de entrega).
No segundo momento, é a hora do cliente escolher a forma de pagamento e de entrega. Ofereça o máximo de alternativas. A Cissa Magazine, por exemplo, possui formas de pagamento diferenciadas como a divisão da compra em dois cartões de crédito ou ainda entre um cartão de crédito e boleto. Essas opções incluem consumidores de outros grupos sociais que muitas vezes desistem da compra por possuírem pouco limite no cartão, por exemplo. A função de Cartão + Boleto, é ainda inexistente nos gateways de pagamento brasileiros, sendo uma funcionalidade exclusiva da plataforma Moovin.
Note que na URL da loja temos o sistema HTTPS, que significa a criptografia dos dados que serão informados, o que transmite para muitos usuários mais segurança.
A terceira parte consiste apenas no resumo do pedido, onde o usuário deve prosseguir clicando no botão “Finalizar Compra” para ser direcionado, enfim, ao terceiro passo: confirmação de pagamento. Se o cliente selecionou a opção de pagamento via boleto, logo a seguir ele é encaminhado para a página de emissão do mesmo.
Este é o processo de checkout que recomendamos. Simples detalhes que podem fazer muita diferença em seu e-commerce.
Categoria: Cases
Boa tarde Anderson,
Onde posso conseguir esse Checkout?
Abs,
Leonardo
Olá Leonardo,
Esse modelo de checkout é um dos utilizados na plataforma Moovin.
Você deverá entrar em contato com sua atual plataforma e solicitar a alteração para esse modelo de negócio.
http://www.moovin.com.br
Olá Anderson
Você teria números ou estudos que comprovem que este checkout tem maior eficácia do que os outros vistos no mercado?