Como fazer um processo de checkout para maior conversão? (Etapa 2 e 3)

| 24/10/2013 - 08:56 AM | Comentários (3)

shopping-card

© giadophoto – Fotolia.com

Anteriormente, vimos sobre a primeira etapa do checkout, o carrinho de compras. Agora, o segundo passo, refere-se ao cadastro/login e pagamento.

Geralmente, as lojas virtuais possuem estas etapas separadas em seu processo de checkout, totalizando cinco passos até a confirmação da compra. Este processo pode ser um fator desmotivador para a o cliente. Por que não transformar estas cinco etapas em três? Na verdade, estas etapas não deixarão de existir, apenas serão apresentadas em uma mesma página. Apesar disso, o processo é percebido como mais rápido pelo cliente, evitando que se frustre com o tempo levado para realizar a compra e que tenha tempo para repensá-la e se arrepender. Então vamos ao exemplo:

Na primeira divisão da tela, temos a parte de cadastro, bem como é possível fazer o login. Perceba que todos os campos obrigatórios são indicados com o asterisco (*). Esse detalhe é importante, assim o usuário sabe quais os campos que realmente deve preencher, não os deixando em branco.

Sinalize os campos que foram preenchidos incorretamente. Não faça com que o cliente avance de tela e tenha que retornar. Caso aconteça, não o faça ter que digitar todas as informações novamente, mas sim apenas aquelas que faltam, com os campos sinalizados.

Repare que outro aspecto importante é quando o cliente informar o CEP, o endereço é automaticamente preenchido, bem como o valor de frete calculado e incluído no valor final (após selecionada a forma de entrega).

No segundo momento, é a hora do cliente escolher a forma de pagamento e de entrega. Ofereça o máximo de alternativas. A Cissa Magazine, por exemplo, possui formas de pagamento diferenciadas como a divisão da compra em dois cartões de crédito ou ainda entre um cartão de crédito e boleto. Essas opções incluem consumidores de outros grupos sociais que muitas vezes desistem da compra por possuírem pouco limite no cartão, por exemplo. A função de Cartão + Boleto, é ainda inexistente nos gateways de pagamento brasileiros, sendo uma funcionalidade exclusiva da plataforma Moovin.

Note que na URL da loja temos o sistema HTTPS, que significa a criptografia dos dados que serão informados, o que transmite para muitos usuários mais segurança.

A terceira parte consiste apenas no resumo do pedido, onde o usuário deve prosseguir clicando no botão “Finalizar Compra” para ser direcionado, enfim, ao terceiro passo: confirmação de pagamento. Se o cliente selecionou a opção de pagamento via boleto, logo a seguir ele é encaminhado para a página de emissão do mesmo.

Este é o processo de checkout que recomendamos. Simples detalhes que podem fazer muita diferença em seu e-commerce.

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Anderson Herzer: Anderson Herzer é fundador e sócio da Moovin, empresa de tecnologia focada no desenvolvimento de plataforma e-commerce. Profissional especialista em usabilidade, marketing digital e gestão de e-commerce. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comentário (3)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Leonardo disse:

    Boa tarde Anderson,

    Onde posso conseguir esse Checkout?

    Abs,

    Leonardo

    • Anderson disse:

      Olá Leonardo,

      Esse modelo de checkout é um dos utilizados na plataforma Moovin.
      Você deverá entrar em contato com sua atual plataforma e solicitar a alteração para esse modelo de negócio.

      http://www.moovin.com.br

  2. Paula disse:

    Olá Anderson

    Você teria números ou estudos que comprovem que este checkout tem maior eficácia do que os outros vistos no mercado?

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.