Credibilidade e confiabilidade: um problema para pequenos e médios e-commerce’s

Atualmente se pode abrir uma loja virtual pagando R$30,00 por mês e em 5 minutos prometem uma loja funcional rodando com meios de pagamento e logistica já integrados. Isso fez explodir no Brasil o número de lojas virtuais pequenas e algumas delas hoje são lojas medianas, que em geral são marcas conhecidas em uma região que acabam atingindo o estado inteiro onde elas estão inseridas.

Só que este boom gerou um sério problema para o comprador: Credibilidade e confiabilidade. Será que está loja é segura ? Será que realmente vão entregar meu produto ? Como será que eles tratam os meus dados de cartão ? Terei problemas quanto a clonagem ou fraude no meu cartão ? Todas essas perguntas deixam o consumidor maluco e e muitos, muitos casos mesmo o fazem desistir da compra.

Você deve estar se perguntando: “Mas eu tenho tudo bem explicado na minhas politicas de Privacidade e Pagamento” e eu repondo: Quem realmente lê essas informações? Se fizermos uma pesquisa você poderá ver que menos de 10% lê (não estou dizendo que não é importante) porém o fato é que precisamos mostrar de formas mais clara para ele que pode sim confiar em nosso e-commerce pois ele é de fato confiavél e que não é uma empresa fantasma. Algumas dicas que considero essenciais para transmitir este conceito:

Se possível crie um campo na finalização da compra que o cliente precise dar um aceite virtual nos termos e condições. Isso mostra que você é e quer continuar sendo uma empresa séria que explica todo processo de compra para o cliente de forma clara e transparente.

Tenha um sistema de avaliação dos clientes que mostre a credibilidade da sua loja, hoje o mais comum é o e-bit porém também recomendo que deixe de forma aberta os comentários dos seus produtos no Facebook (Certamente deixará sua loja com mais transparência para o usuário). Não tenha medo de receber comentários negativos, se você souber tratá-los da forma correta certamente transformará em uma enorme propaganda para sua empresa.

Utilize um sistema de Verificação de Segurança. Atualmente o mais conhecido é o do Site Blindado porém existem outros tão bons quanto há um preço mais acessível o que acho o melhor deles é o do Site Forte, que também têm uma modalidade de selo Gratuito.

Utilizar em seu Rodapé a famosa frase de “LOJA XPTO 2012 Todos os Direitos Reservados” Porque não inserir também seu CNPJ? Lojas que fazem isso em geral aumentam sua conversão entre os desconfiados.

Sempre responda os questionamentos dos seus clientes em sites de reclamação como o Reclame Aqui, Reclamão, Confiometro, etc. Em muitos casos o cliente só reclama porque algo que foi estabelecido não foi cumprido então pense nisso.

Espero que você siga estas dicas e que elas te ajude a aumentar sua conversão de vendas, fazendo com que você já se prepare para o Natal de 2012.

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