No Facebook, fãs de e-commerces são os segundos mais engajados

| 11/05/2012 - 08:28 AM | Comentários (0)

Terça-feira é o dia da semana onde os consumidores são mais propensos a interagir com conteúdos relativos a marcas de automóveis no Facebook (compartilhar ou “curtir” um post ou foto), enquanto o domingo é o dia mais requisitado às empresas de telecomunicações e de bens de consumo, concluiu um estudo realizado em abril de 2012 pela Socialbakers.

Para a realização da pesquisa, a Socialbakers analisou a atividade dos usuários, semanalmente e, de hora em hora, em mais de 10 milhões de páginas do Facebook, relacionadas a dez setores diferentes, com a finalidade de determinar os melhores dias da semana para se obter a máxima interação dos fãs.

No setor automotivo, as marcas alcançaram maior participação dos usuários às terças-feiras (0,11%), às quartas-feiras (0,10%) e às sextas (0,10%), especialmente através de conteúdos fotográficos.

Para as empresas de bens de consumo essenciais, os maiores níveis de visitas às plataformas de mídias sociais, na maioria das vezes, interagidas por meio de conteúdos fotográficos, foram constatados nos finais de semana, especialmente aos domingos (0,16%).

Com relação às empresas de telecomunicações, o padrão é similar: também registram maior interação dos usuários por meio de mensagens visuais, atingindo o maior nível aos domingos (0,11%), com o pico às sete horas da manhã. Já nas terças e nas quintas-feiras, o percentual atinge apenas 0,06%.

As empresas de mídia geram um maior envolvimento nas segundas-feiras (0,07%), através de links a conteúdos, seguido pelos domingos (0.06%); nos demais dias, a participação fica na média de 0.4% a 0.5%.

Alguns ramos de atividades têm realizado um trabalho melhor na busca pela participação dos fãs. Neste aspecto, a Social Bakers classificou o desempenho de 10 diferentes setores durante o primeiro trimestre de 2012. Entre eles, o mais bem sucedido foi o automotivo (0,16%), representado pelas grandes marcas BMW, Ferrari, Mercedes-Benz e Audi.

O setor de e-commerce classificou-se em segundo lugar no ranking (0,13%), fato que ressalta a importância de se investir em marketing no Facebook. Já as  marcas de bebidas alcóolicas aparecem em seguida, com 0,12%.

Já as companhias aéreas ficaram com a quarta colocação (0,11%), percentual creditado, em grande parte, pela companhia KLM Royal Dutch Airlines. Em janeiro, a KLM tornou-se a primeira a integrar o Facebook e o Linkedin aos programas relacionados aos voos, introduzindo o “Meat&Seat”, uma espécie de rede social associada ao voo. Para que acontecesse isso, a empresa realizou amplas campanhas de mídias sociais para divulgar seu programa durante o primeiro trimestre.

A Socialbakers calcula as taxas de interação baseando-se na média de “curtidas”, nos comentários e nos compartilhamentos em um determinado dia, divididos pelo número total de fãs da página. Assim, essa medida apresenta o percentual médio de usuários, entre o total de fãs, que irá participar de alguma publicação.

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Categoria: Pesquisas

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