É chegada a hora de planejar suas ações de e-mail marketing para o fim de ano!

| 30/10/2012 - 09:41 AM | Comentários (4)

O Natal é a data que mais movimenta o comércio eletrônico, segundo o e-Bit. É o momento em que a maior parte das pessoas está preocupada com os presentes para amigos e familiares, mas ao mesmo tempo, pela correria da época, as pessoas desejam, cada vez mais, aliar a praticidade e a economia à experiência de compra. O cenário oferece uma grande oportunidade para ampliar as vendas e por isso essa é hora de planejar suas ações, tendo como aliado uma das principais ferramentas que é o e-mail marketing.

Não existe uma data que possa ser considerada a exata para iniciar as ações, mas o ideal é que seja no começo de novembro. O motivo para escolher este período é que neste mês é paga a primeira parcela do 13°, ou seja, os consumidores estão mais propensos a iniciar as compras natalinas.

Uma vez escolhida a data, é o momento da equipe de criação direcionar as atenções a alguns fatores, essenciais para o sucesso da ação:

Segmente

Aproveite o histórico das compras realizadas pelos usuários de sua base de e-mails, formada ao longo do ano. Segmente os envios de acordo com o padrão de comportamento demonstrado em datas anteriores pelos clientes. Crie e-mails marketing atrativos, adicionando produtos relevantes para o público-alvo em questão.

Personalize

É hora de lançar mão da criatividade e personalizar os envios com o tema natalino. Chame a atenção dos usuários para a proximidade da data e faça com que comecem a pensar nos presentes que pretendem comprar.

Fortaleça o relacionamento e venda mais

Após a compra de um determinado produto, por que não enviar outro e-mail marketing ofertando algum item relacionado ou complementar? Assim você pode estreitar ainda mais o relacionamento com sua base de contatos. Outra opção pode ser o envio de uma pesquisa de satisfação, perguntando, por exemplo, se o produto chegou em bom estado e se o prazo de entrega foi cumprido.

E-mail marketing é relacionamento. Mostre para seus clientes que você se preocupa com eles e ofereça a melhor experiência de compra.

Fique atento

As campanhas de e-mail marketing para a época de festas fazem parte de um ciclo, com  começo, meio e fim. De nada adianta ofertar produtos depois do natal, ou poucos dias antes. Leve sempre em consideração o prazo de entrega: não existe nada mais desagradável ou frustrante do que receber um produto após a data marcada.

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Categoria: Cases

Sobre Any Zamaro: Any Zamaro, Pós Graduada em Marketing Digital, com especializações em Arquitetura de Informação e Planejamento de Mídia em Meios Digitais. Coordenadora de produto da All In Mail, empresa especializada em envio e gerenciamento de email marketing que atualmente atende clientes como Ponto Frio, Extra, Casas Bahia, E-Facil, Ricardo Eletro, Marisa, Leader, Sack's, Buscapé, Lancôme, LG, F/Nazca, Giuliana Flores, entre outros. Atualmente responde por áreas como divulgação, desenvolvimento de novos produtos, treinamento da equipe e oferecimento de capacitação para o mercado. Ver mais artigos deste autor.

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Comentário (4)

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  1. Raphael disse:

    Gostaria de ler mais artigos relacionados. Este post tem um bom começo, mas poderia complementar com mais detalhes como:

    – Tendências de promoções em emailmkt
    – Quais assuntos mais interessantes usar nas news
    – Qual deve ser a frequência de emails natalinos

    etc.

    obrigado

  2. Rico Mäder disse:

    Excelente matéria e momento!
    Mesmo diante de tantas formas de nos comunicar, o Email ainda é o maior aliado para um “call to action”.
    Tks pelo post ;-)

    http://www.ricomader.blogspot.com

  3. Luiz Fernando C. disse:

    Sua matéria é apropriada e fascinante.
    Quando for possível, por favor, publique mais sobre esse assunto.
    Nosso muito obrigado para Any Zamaro e E-Commerce News.

    http://www.tweens.com.br

  4. Any Zamaro disse:

    Agradeço os comentários de todos!
    Raphael, entendo sua necessidade, aliás, eu adorei as dicas! Assim que eu consegiur algum material com estes temas, com certeza eu escrevo mais para vocÊs.

    Mas por hora, referente aos assuntos, é fazer teste AB pra cada envio e saber qual dá mais resultado.
    A frequência deve começar pelo menos 1 mês antes e, dependendo do seu negócio, envie e-mails semanalmente com ofertas relacionadas ao Natal. É comum os e-commercers mandarem de 2 a 3 e-mails marketing por semana. Só não se esqueça: Cuidado com o prazo de entrega, como comentei no artigo, nada mais desagradável para o consumidor que comprar um produto e não receber no prazo esperado.

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