Como utilizar disparos automáticos com conteúdo dinâmico para sua campanha de e-mail
As campanhas de email marketing devem ser bem estruturadas para que você consiga melhorar o relacionamento com os clientes ou alavancar as vendas. Para isso, a segmentação de sua lista de emails é fundamental.
Uma base com dados robusta e segmentada, possibilita o desenvolvimento de estratégias de fidelização, seja em datas comemorativas como aniversários ou ações específicas para determinado público. Para facilitar o seu trabalho, o recurso de disparos automáticos é um excelente opção, pois otimiza o seu trabalho ao reduzir o tempo gasto pela ação mostrando ao cliente que a empresa o conhece e se importa com ele. Mas você sabe como utilizar os disparos automáticos com conteúdo dinâmico para resultados mais efetivos para sua campanha de email marketing?
Conheça seu cliente
O primeiro passo para utilizar os disparos automáticos é conhecer o seu cliente. Para isso, ter cadastrada em sua base de emails com dados pessoais e interesses dos clientes é fundamental. As melhores plataformas para disparo de email marketing do mercado fornecem também relatórios para análise comportamental de sua audiência, o que possibilitará a você conhecer ainda mais as preferências do seu público a medida com que suas ações são realizadas.
Procure obter o máximo de informações possíveis como a data de aniversário, sexo e preferências e associe-os ao histórico de compras, possibilitando que os próximos envios sejam muito mais certeiros. Os cliques que não trouxeram conversão em vendas também é um dado relevante para entender as preferências. A partir destes dados será possível segmentar a base para suas campanhas.
A partir desta segmentação você terá uma série de possibilidades para trabalhar os disparos automáticos. Confira algumas delas:
Aniversários
Você pode configurar sua plataforma para disparos automáticos no dia do aniversário de seus clientes. Para esta estratégia você pode oferecer um desconto como presente pela data, além de parabenizar o aniversariante. Isto motiva a compra e demonstra ao seu cliente que você se importa com ele.
Datas comemorativas
Com a segmentação você pode enviar congratulações ou divulgar uma ação especial para datas comercias, como no dia das mulheres, por exemplo.
Clientes ausentes
É possível programar o disparo automático de email marketing para clientes que estão sumidos, que não compram algum produto há algum tempo. É permitido, inclusive, configurar o período da ação, seja em relação à frequência de envio ou o tempo que este cliente não adquire um produto em sua loja online.
Na prática, você pode estipular que será disparado um email marketing mensal para todos os clientes que não compram produtos nos últimos 6 meses, por exemplo. Nesta ocasião, você pode oferecer um cupom de desconto para que o cliente seja estimulado a voltar às compras.
Produtos recomendados
Também é possível utilizar a segmentação pelas preferências dos consumidores para alavancar suas vendas. Para isto você pode enviar um email marketing contendo sugestões de compras com base nos produtos adquiridos pelos clientes. Estas recomendações podem vir como produtos similares ou complementares às compras.
Para uma loja virtual que vende roupas e acessórios femininos, por exemplo, você pode enviar para as clientes que compraram vestidos lisos um email marketing com sugestões de acessórios para complementar a produção.
Conteúdo dinâmico
Para aumentar as taxas de conversão destas ações e otimizar o seu trabalho demonstrando uma proximidade maior ao cliente, utilize o recurso Conteúdo Dinâmico. Ele é responsável por fazer com que suas estratégias sejam mais personalizadas, seja ao inserir o nome de cada um dos clientes em seu respectivo email ou diferenciar as campanhas por sexo, idade ou outro dado relevante ao seu negócio.
Embora seja tentador enviar emails para um grande número de pessoas, as chances de conversão em uma base sem segmentação são proporcionalmente menores. Por isso, estes recursos devem ser utilizados para melhorar tanto as taxas, seja de abertura, cliques ou conversão de vendas, quanto para relacionar com o seu cliente. Aposte na qualidade da sua base, conteúdo e em recursos que facilitarão o seu trabalho!
Categoria: Cases