O futuro não é Twitter, mas o velho e bom Chat!

| 14/01/2011 - 13:27 PM | Comentários (0)

Em alguns anos, talvez mais de 5, todos nos comunicaremos em tempo real e não através de mensagens. Obviamente que mensagens seguirão existindo, como e-mail, SMS e formulários de web. Porém o chat on line será a grande plataforma moderna. O que é um paradoxo e tanto se lembrarmos do sucesso que salas de bate-papo como The Palace faziam em 1997 na internet discada. Conheço uma amiga até que casou com um carinha que ela conheceu no Palace.

O número de usuários de internet com um hardware para isso não pára de aumentar. E, conforme tenho defendido nas minhas palestras, justamente será a posse de um Smart Phone que fará das classes C e D as grandes responsáveis pelo grande salto de usuários de internet e pelo grande avanço corporativo que ela terá.

Um dos grandes motivos do sucesso do Twitter é a instantaneidade de sua comunicação. Isso somado à sua grande capacidade de, rapidamente, colocar pessoas se comunicando sob uma mesma tag é uma das explicações para o avanço vertiginoso dos usuários deste tipo de comunicação. Num evento daqui a pouco todos estão se comunicando juntos mesmo sem serem seguidores. E isso é uma grande novidade.

Corremos para o Twitter não pela qualidade e muito menos pela quantidade de conteúdo, mas pela viralidade e pela velocidade de atualizações. Menos é mais e além de tudo ele é fácil.

Curiosamente ele parece ser a evolução do MSN que parece ser a evolução do chat mas quem assim pensa está redondamente enganado. Até porque MSN é um chat pessoal de acesso restrito e nada tem a ver com o chat on line.

Mas o mais engraçado de tudo é que ao ver o uso do MSN e do Twitter eu vejo um grande movimento de evolução para o Chat On Line. Sim, ao velho e bom chat, tão antigo quanto o e-mail.

Tudo isso veio num turbilhão depois de ouvir uma palestra do nosso gerente de produto Lucas Branco sobre o Easy Chat no END 2009 (Encontro Nacional Dinamize). E pensando muito a respeito estou convicto de que ele, Chat, é o futuro e é a grande necessidade latente do público consumidor de hoje.

Não claro aquele chat antigo ainda usado por algumas empresas, em que se envia uma mensagem que ás vezes até não chega ou chega com delay, como o próprio MSN.

Um novo chat. Usando, como o Easy Chat da Dinamize, tecnologia Flash Media Server. Usando FMS não se envia mensagem, se trabalha via streaming (fluxo contínuo no inglês). Com FMS vc não envia uma mensagem, vc a posta e se a enxerga no seu aplicativo o seu destinatário também a vê pois ambos vêem o mesmo em tempo real.

TEMPO REAL. É isso que queremos e é disso que o Twitter nos aproximou. Num mundo em que estaremos todos com alta banda disponível, todos com hardwares portáteis como os SmartPhones e conectados on line todo o tempo vamos querer nos comunicar também em tempo real. Por que enviar um form num site ou um e-mail de compra ? Por que tuitar esperando que as coisas viralizem-se se tudo pode ser de fato instantâneo ? Ou ainda melhor um conjunto de Twitter, E-mail e Chat ?

Por que ainda não rola ? Porque não há a cultura disponível. E de novo é claro como a água ver como estamos evoluindo para isso aos poucos mudando de plataforma em busca do tempo real. Na Dinamize vendendo chat on line isso fica ainda mais patente. O deslumbramento das empresas com as possibilidades da comunicação digital X a dificuldade das mesmas em adequar sua estrutura para que o ambiente e as pessoas permitam que o chat flua e com ele as vendas e atendimento da empresa. Impossível por falta de cultura. As pessoas e empresas ainda não estão preparadas para uma comunicação tão rápida e tão violenta.

Sim, aqui é o full service da comunicação digital, Uma comunidade viral, jornalística, que registra e envia mensagens. Mas que permite, acima de tudo, através de tags que uma enorme rede social divida uma não menor sala de chat. Tudo ao vivo, que fica registrado e que se recebe também por e-mail. Um fluxo contínuo de informação.

Na nossa empresa levamos 6 meses para conseguir difundir internamente a comunicação via chat. Tudo indicava que ela não funcionaria. Até que desabrochou e com ela ocorreu uma grande migração. Mais de 30 % de nossas vendas hoje são fechadas via chat on line, asssim como até 50% de nossos atendimentos. Mas o curioso é que todos os funcionários hoje usam MSN, E-mail, Twitter, Skype, Telefone, VOIP, Celular e Formulários.

Vivemos um mundo multiplataforma estressante e muito, mas muito mais difícil do que está por vir. Com cultura, hardware e banda disponíveis viveremos num único fluxo. Menos burocrático e até menos viral. Mas mais instantâneo e eficaz.

Preparem-se, será vertiginoso, imediato e real. E ta chegando aí. O velho e bom chat, reinventado. E matador.

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Jonatas Abbott: Jonatas Abbott é diretor executivo da Dinamize, palestrante, fotógrafo, idealizador do Papo de Primeira e autor de dois cases vencedores do Top de Marketing da ADVB, em 2003 e 2006. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.