E-mail Marketing mais Eficiente através de Perfil

| 31/03/2011 - 21:04 PM | Comentários (1)

Hoje existem várias ferramentas para divulgação de uma loja virtual e seus produtos na internet, entre elas, as principais são: e-mail marketing, links patrocinados, compartilhamento de via rede social, anúncio em nichos específicos (blogs, fóruns, etc). Porém, sem dúvida o meio mais utilizado e que talvez que mais traga um bom retorno em termos percentuais seja o e-mail marketing, claro que estamos tratando de uma lista de e-mails oficial, pois todos que nela constam deram um opt-in (solicitação de inclusão) para participar e podem a qualquer momento dar um opt-out (solicitação de exclusão) real. Caso contrário é SPAM, que em sua definição quer dizer, “uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa, geralmente de caráter apelativo e na grande maioria das vezes são incômodos e inconvenientes”.

O que é interessante neste processo é o processo em si, que é sempre o mesmo. Alguém prepara primeiramente uma lista de produtos que serão ofertados, após esse processo o e-mail é diagramado, aprovado e depois ocorre o disparo em massa para os participantes da lista. Quando o cliente recebe o email, ele irá ver exatamente as mesmas informações que todos os outros, não há nada personalizado neste processo, talvez uma categorização/seção, mas que não influência de modo algum na montagem do conteúdo recebido.

Excluindo-se a parcela que somente se registra através de um único email, grande parte dos integrantes de uma lista de mailing, já são clientes da loja, logo é possível analisar um perfil de compra ou perfil individual (sexo, idade, região, etc.), entre outras informações pertinentes ao cliente e seus hábitos.

Com esses dados podemos criar um sistema que indique conteúdos direcionados ao interesse do destinatário da mensagem e dessa forma aumentará as chances de concretizar negócios por conta das informações serem personalizadas. E ainda é possível criar um facilitador que é um pré-carrinho, outro atalho dentro da mensagem que em vez de jogar o cliente no detalhe do produto, já possa jogá-lo com seu pré-carrinho preenchido com os produtos e suas informações básicas (CEP, forma pagamento e frete).

O comércio eletrônico está cada vez mais disputado e a cada dia que passa mais lojas entram neste mundo virtual para negociar, e como está cada vez mais barato e rápido essa entrada, o que fará as lojas permanecerem no topo serão seus diferencias que com certeza irão fidelizar e agregar cada vez mais cliente, porque estaremos tratando cada um como único e especial.

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Categoria: Cases

Sobre Marcelo Goberto: Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo E-commerce (www.mundoecommerce.com.br). Atualmente como Diretor de Tecnologia na empresa DragonSoft Tecnologia (www.dragonsoft.com.br), focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

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Comentário (1)

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  1. Edilberto Lima disse:

    Olá, Marcelo!

    Acompanho o E-Commerce News e leio sempre seus artigos, que contribuem muito para minha formação.

    Falando genericamente, os posts sobre campanhas de e-mail marketing, partem do princípio de que o gestor já possue sua lista (mailing) prontinha para os disparos. A parte mais difícil, criar a lista a partir do zero,com opt-in/opt-out, geralmente fica em segundo plano.

    Como sugestão, se você me permite, seria extremamente útil uma série de artigos tratando do básico, para que gestores de pequenas empresas, como eu, possam conduzir suas próprias campanhas quando não for possível terceirizá-las, por absoluta falta de profissionais(uma realidade) no mercado.

    Sendo sua praia, considere a possibilidade. Nós que atuamos no e-commerce, vendendo produtos, agradecemos.

    Um forte abraço!

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