4 tipos de teste A_B para e-mail marketing
As campanhas de e-mail marketing são ferramentas indispensáveis para que empresas de diferentes portes e segmentos se relacionem melhor com seus consumidores, além de serem comprovadamente uma excelente forma de aumentar as conversões em vendas. No entanto, devido à alta quantidade de mensagens que chegam todo dia à caixa de entrada dos usuários de e-mail, a competição pela atenção dos leitores está cada vez mais acirrada.
Nesse cenário, é importante contar com tecnologias para elaborar campanhas mais atraentes e que atuem de forma mais eficientes, em busca de despertar o interesse dos consumidores e aumentar as taxas de conversão.
Uma dessas tecnologias é o teste A/B, que permite o disparo prévio de uma mesma campanha, com variáveis diferentes, para uma pequena parte de sua base de contato. Com os resultados desse teste apurados, o sistema envia automaticamente a opção que teve melhor retorno para os demais destinatários. Isso favorece o disparo de mensagens mais alinhadas às necessidades e comportamentos do público-alvo, aumentando as chances de sucesso da campanha.
Saiba que tipos de teste A/B você pode realizar para otimizar suas campanhas de e-mail marketing:
Teste de assuntos
Escreva duas ou três opções de texto para o título que possam chamar a atenção do público de forma diferente. Você pode, por exemplo, criar uma opção provocativa, que estimule o leitor a abrir o e-mail e matar a dúvida. Ou então redigir uma alternativa mais explícita, que mostre exatamente o que ele irá encontrar ao ler a mensagem.
Com um bom sistema de gerenciamento de campanhas de e-mail marketing, você poderá enviar as diferentes opções para um grupo restrito de sua base de contatos e avaliar qual delas teve a melhor taxa de abertura. A com melhor resultado é enviada automaticamente, em seguida, para o restante da lista.
Conteúdo: o segredo do relacionamento também pode ser testado
Esse tipo de teste é o que oferece mais possibilidade de mudanças. Ao fazer testes no conteúdo, utilize toda a criatividade para desenvolver peças diferentes e monitorar quais estimulam maior interação, seja por meio de cliques para comprar, acessar o website ou ler mais informações.
Uma peça pode ter resultados completamente diferentes caso altere a disposição dos elementos visuais ou as fontes utilizadas em cada texto. Além disso, é possível mudar a localização, o tamanho e a cor dos links e até mesmo os botões CTA (call to action) para verificar o impacto sobre a taxa de cliques.
Outro teste é o uso de imagens e seu posicionamento na peça, pois elas podem ter grande influência sobre o interesse do consumidor em determinado produto ou serviço.
Remetente: pode ser testado e impacta diretamente em sua taxa de abertura
O teste de remetente permite o envio de mensagens com o campo “De” diferente, seja o nome da sua empresa, de um colaborador – mesmo que fictício – ou até mesmo um endereço de e-mail.
Nesse caso, os resultados diferem quando os consumidores se sentem mais ou menos atraídos a abrir um e-mail enviado em nome de uma empresa e se sentem de outra forma ao receber a mesma mensagem em nome de um produto, serviço ou projeto específico dessa mesma organização, por exemplo. Além disso, as taxas de entrega também podem ser impactadas pela reputação que a empresa possui nos servidores de e-mail.
Data e hora de envio
O quarto teste A/B que pode impactar os resultados de sua campanha é a data e hora do envio, que devem ser escolhidos de acordo com a propensão dos leitores a abrir as mensagens.
Aqui, é possível disparar a mensagem nas partes da manhã, tarde e noite para verificar qual delas é mais interessante para seu público-alvo. Outra opção é fazer o envio no início ou fim da semana.
Não se esqueça que, para que um teste A/B seja verdadeiramente útil, é necessário avaliar apenas uma dessas variáveis de cada vez. Caso as mudanças sejam simultâneas, não será possível saber se o bom resultado de um envio deve ser atribuído ao assunto, remetente, conteúdo ou data e hora de disparo.
Utilize estes testes de forma estratégica e confira você mesmo o crescimento dos resultados!
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