7 dicas para melhorar as entregas de suas campanhas de e-mail marketing

| 14/04/2014 - 08:00 AM | Comentários (0)

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Existem muitas razões que fazem um e-mail marketing não chegar à caixa de entrada de alguns destinatários. Felizmente, existem também diversas formas de corrigir esse problema que diferencia as boas campanhas de marketing das campanhas convencionais.

As taxas de entregabilidade de e-mails no Brasil estão melhorando, mas ainda há muito a ser feito. Inicialmente, analisar essa métrica para saber quando seus e-mails estão indo parar direto no lixo eletrônico ou sendo perdidos, é fundamental para promover ações de correção de erros. Dados oficiais apontam que a média brasileira de e-mails que não são entregues chega a 35% e a principal razão está ligada à reputação dos remetentes e aos conteúdos das mensagens.

Se você pretende que suas campanhas estejam fora das estatísticas de e-mails não entregues, confira estas 7 dicas que preparamos para que sua campanha de e-mail marketing chegue a quem precisa: seus clientes!

1 – Cuide de sua reputação

O remetente que segue as boas práticas de e-mail alcança uma reputação que acarreta a diminuição gradativa da rejeição de suas campanhas. Afinal, confiança é algo que se conquista e para a sua estratégia de e-mail marketing não é diferente. Alguns cuidados básicos como fazer a “higienização” de sua base de contatos periodicamente, removendo usuários desconhecidos e procurar analisar motivos de reclamações quanto à frequência ou o conteúdo das mensagens, são atitudes que melhoram a reputação junto aos provedores e até mesmo aos clientes.

2 – Mantenha um IP fixo

Um erro comum de quem está com problemas de reputação junto aos principais provedores é mudar o IP frequentemente. É mais fácil melhorar os índices de um IP que já possui um histórico de atividade do que iniciar do zero, principalmente quando o IP muda, mas as ações que provocam a rejeição prosseguem. Por isso, vale mais buscar corrigir problemas do IP existente.

3 – Atenção ao conteúdo

O conteúdo de um e-mail marketing tem muita influência na entrega de uma campanha, a começar pela relevância que ele tem para os clientes. Se for desinteressante ou não considerar o perfil do destinatário, tem grande chance de sua mensagem ser marcada como lixo eletrônico ou até mesmo ter a assinatura cancelada. Isso impacta diretamente no ROI, pois compromete a reputação do remetente e, consequentemente, as entregas.

4 – Segmente sua lista

Possuir uma lista de contatos com informações que os diferenciem uns dos outros segundo seus interesses é fundamental para o sucesso de suas campanhas, já que possibilita criar mensagens específicas para cada grupo, diminuindo os índices de rejeição. Os provedores analisam hábitos dos usuários e usam esses dados para filtrar e-mails com potencial de serem lidos ou excluídos.

5 – Não entre sem ser convidado

Ainda no assunto do item anterior, mas agora entrando no campo delicado do bom senso: segmentar e higienizar seus contatos envolve, inclusive, não enviar e-mails a quem não os tenha solicitado. A razão não é apenas para que suas mensagens não sejam excluídas ou prejudicar sua reputação como remetente, mas também pela reputação do seu negócio como um todo. Por isso, ofereça aos seus clientes a opção de cancelar o recebimento dos e-mails e sempre cumpra a promessa.

6 – Saiba o que não escrever em um e-mail marketing

O foco no conteúdo relevante para aumentar os índices de entregas dos e-mails vai além de boas keywords e assuntos de interesse dos seus destinatários. É importante saber o que não escrever em um e-mail: servidores identificam palavras e expressões mais comuns entre spammers, seja no texto, nome da imagem, URL ou qualquer local da mensagem e podem classificar estas mensagens como spam. Para saber quais são as palavras que devem ser evitadas em e-mail marketing, cheque nosso manual de Expressões e Palavras Negativas para os Anti-Spam.

7 – Equilíbrio entre imagens e textos

É fundamental para aumentar as chances de entrega do e-mail marketing saber equilibrar textos e imagens para facilitar a identificação do conteúdo pelos servidores. O sistema é 100% automatizado e não considera boas intenções. Caso existam apenas imagens, os provedores podem classificar sua mensagem como spam, por isso, invista em templates criativos que mesclem informações relevantes com imagens.

Seguindo estas práticas você aumenta as chances de suas campanhas de e-mail marketing chegarem à caixa de entrada de seus clientes. Como anda a reputação de suas campanhas? Compartilhe suas dúvidas e frustrações nos comentários! Podemos ajudá-lo com o sucesso de sua estratégia.

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Categoria: Cases

Délcio F. Noventa

Sobre Délcio F. Noventa: Délcio Ferreira Noventa é CMO da Akna, empresa de Marketing Cloud especializada em envio e gestão de E-mail Marketing e Mobile SMS & Push. Ver mais artigos deste autor.

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