Melhore seus resultados segmentando suas ações, através do histórico de interações
Ter uma base de contatos organizada e segmentada é primordial para que uma campanha de e-mail marketing seja bem-sucedida. Você sabia que utilizando o histórico de interações de seus contatos é possível ir além das informações básicas do cadastro?
O tempo em que as empresas disparavam um único e-mail para toda a lista de contatos já ficou no passado. Apesar da taxa média de aberturas únicas ainda estar abaixo de 20% em todo o mundo, conforme indica um estudo realizado este ano pela Silverpop (empresa especializada em análise comportamental através de marketing digital), muitas organizações já utilizam as informações pessoais dos usuários em suas campanhas; como endereço, idade, sexo e outros dados para segmentar o público-alvo. No entanto, as empresas precisam dar um passo além.
Analisando o comportamento de seus leitores, você conhecerá em profundidade seus hábitos e assim poderá segmentar ainda mais seus próximos disparos. Nesse cenário, contar com uma boa plataforma de e-mail marketing é fundamental, principalmente para que a mensuração dos resultados seja precisa e que os filtros de segmentação sejam confiáveis.
Entenda a importância de utilizar o histórico de interações para suas próximas campanhas de e-mail marketing:
Conteúdo diferenciado
Tendo à disposição o histórico de interações dos leitores, é possível personalizar o conteúdo enviado de acordo com o perfil de cada um dos grupos. Já pensou em como você pode compor mensagens diferentes para os usuários que abrem seus e-mails diariamente e para um público que jamais acessa o conteúdo enviado?
Lembre-se que um mesmo produto ou serviço de sua empresa pode ser divulgado com abordagens completamente diferentes, seja no corpo do e-mail ou no assunto. Isso garantirá que o conteúdo atraia a atenção dos usuários com base em seu comportamento no passado, aumentando as taxas de abertura e cliques.
Aumento da conversão
Disparar uma mensagem idêntica para todos os usuários da base pode ser uma ideia tentadora. Mas o e-mail marketing não pode ser tratado como um meio de comunicação em massa, pois seu grande diferencial é justamente a possibilidade de conhecer a fundo o comportamento dos leitores e fazer uso dessas informações para obter melhores retornos nas campanhas. Lembre-se que esta é uma das estratégias mais eficientes de marketing direto, e isto significa que a comunicação é direcionada a um indivíduo ou grupo, desde que seus integrantes sejam tratados individualmente.
Pense nas informações relevantes que você pode obter ao acessar o histórico de interações: horários em que o usuário costuma interagir, quais mensagens abriu, quais links clicou, quais compras efetuou em seu site, entre muitas outras.
Ao usar essa infinidade de informações, sua empresa será capaz de enviar e-mails que estejam direcionados ao comportamento de compra de produtos ou de consumo de informações de seu cliente, aumentando significativamente as taxas de conversão da campanha.
Retenção de leads
Quando a empresa já fez centenas de envios de forma massificada, é muito provável que grande parte dos contatos já não abra mais os e-mails ou até mesmo classifique-os como spam.
Para ajudar na solução desse problema, a segmentação a partir do histórico de interações permite o envio de e-mails específicos para usuários que não interagem mais com a empresa. Esse tipo de comunicação direcionada traz resultados surpreendentes, inclusive na recuperação de grande parte de sua lista de contatos que estava esquecida nos e-mails massificados.
E aí, você já utiliza o histórico de interações a seu favor? Compartilhe sua experiência conosco através dos comentários!
Categoria: Cases
Olá, boa noite! Ótimo artigo!
Trabalho com e-mail marketing e essas informações foram muito útil.
Oi Gabriela, essa é a intenção! Compartilhar todo nosso conhecimento de mais de oito anos de experiência, para que as empresas obtenham excelentes resultados utilizando o e-mail marketing. Grande abraço!
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