E você, tem perfil para ter um negócio na Internet?

| 20/05/2013 - 09:03 AM | Comentários (3)

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Para se ter uma loja física lucrativa na sua cidade, não precisará ser um Mestre em Gestão. Terá sim que ser um bom Comerciante: saber comprar, vender, prestar um bom serviço, cuidar bem de sua carteira de clientes, divulgar bem o seu negócio etc.

Ora, mas para ter sucesso na internet terei que ter as mesmas habilidades, certo?

ERRADO! Desculpe, mas só estas habilidades NÃO serão suficientes. Digamos que na internet, isto será o mínimo necessário para dar os primeiros passos. No universo online o Nível de Gestão exigido será muito maior, pois o seu contato com números estatísticos, análises de desempenho e indicadores será algo que somente as grandes empresas estão acostumadas a monitorar, entender e decidir sobre.

Para simplificar a análise de “Negócios na Internet”, vamos fazer um rápido comparativo entre Loja Física e Loja Online:

Pontos de Sucesso em uma Loja Física

– Produto: Mix de produtos adequado ao mercado proposto

– Preço: Percepção de preço de seus clientes compatível com o valor proposto pelo Loja

– Promoção: Técnicas de merchandising, branding, publicidade, promoções etc.

– Ponto de Venda: Shoppings e Galerias, centro da cidade, ruas de alto fluxo etc.

Ou seja, nossos velhos amigos estudados nos 4P´s do Marketing.

Ok, porém se analisarmos o grande universo das PME´s lucrativas no Brasil veremos que nem sempre todos os pontos acima são bem atendidos por uma Loja. Temos por exemplo, casos onde o ponto comercial é muito bom, mas os outros itens nem tanto, ou lojas que apesar do ponto ruim, a equação produto-preço é perfeita, mas de qualquer forma bons negócios sempre conhecerão um “certo grau” de Sucesso. Pode até ser que não se tornem uma grande rede de lojas, seja por ineficiência na gestão, por problemas com processos internos, ou pela míope gestão dos funcionários, mas verás que muitas das lojas que são lucrativas e referências locais de um “bom negócio”, atendem apenas parte dos itens acima e mesmo assim, obtêm lucro.

Mas lamento dizer: na internet, as coisas mudam.

Pontos de Sucesso em uma Loja Online

Além dos famosos e essenciais 4P´s, e até de outros “P´s” criados pelo mercado digital, vejo que temos um item que se destaca dentre todos os demais: A CAPACIDADE DE GERIR INDICADORES.

Este é o ponto! Gerir um negócio na internet vai além de uma boa experiência no mundo físico dos negócios ou de ter um ou outro item de sucesso bem atendido. O estudo de cenários e análises mais profundas do comportamento do consumidor através de pesquisas, análises estatísticas e a correta compreensão dos indicadores são parte da rotina do gestor de um negócio na internet. Muitas das vezes, entender o modelo de negócio a ponto de simplificá-lo, pode ser o grande diferencial.

Por exemplo:

Em uma boa Loja Física de Brinquedos, além de vários pontos relevantes nos 4P´s, como a fácil localização para venda de oportunidade, destaco a importância de se pensar no fluxo de crianças dentro loja, nos brinquedos disponíveis à sua altura, nos espaços interativos, nas cores e disposição dos produtos etc. (Merchandising); Enfim, o ambiente será muito importante na equação de sucesso do negócio. Claro que políticas de relacionamento ajudarão, mas a equação localização-ambiente terá forte peso.

No entanto, em uma Loja Online de Brinquedos é preciso ter claro que entender as dificuldades dos adultos ao escolherem o presente ideal e como encontrá-los na internet serão pontos-chave na captação e fidelização deste cliente. Você pode até montar uma Loja Online colorida, alegre e com jogos grátis para fidelizar os pequenos, mas saber “como pensa” o seu potencial cliente e pode ser melhor atendido na internet no momento de compra de um brinquedo, certamente fará toda a diferença.

Ou seja, o ambiente “Internet” é amplo demais, tanto nas possibilidades de venda quanto na exigência de conhecimentos de gestão. Se você está por investir na internet e ainda tem dúvidas ou não está habituado a um modelo de gestão mais profissional, estude mais sobre indicadores para a web, leia muito, consulte especialistas em diferentes áreas. Não fique na mão de uma ou outra empresa, procure mais que conhecimento sobre gestão e se cerque de bons profissionais para que seu negócio seja bem sucedido.

E você, tem perfil para ter um negócio na internet?

Se quiser conversar mais sobre o assunto, comente o artigo. Será um prazer debater o tema.

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Categoria: Cases

Sobre Miro Lima: Graduado em TI pela PUC-Campinas com extensão em Marketing de Serviços pela FGV. Atua como Consultor de Marketing de empresas focadas na internet desde 2008 e é Gerente de Novos Negócios do Cupom Center, uma Startup do Grupo SBA desenvolvida em parceria com a Moip. Trabalhou como Gerente de Vendas na Coca-Cola FEMSA, onde também coordenou o processo de gestão da qualidade na unidade MS junto à matriz no México. Soma 10 anos de experiência na gestão comercial de empresas de TI e Telecom, onde liderou os estudos do projeto de lei de redução do ICMS para produtos de informática no estado de Mato Grosso do Sul, participou do processo de abertura do mercado de assinaturas de acesso à internet, e como gestor de provedores, participou da interiorização da internet no seu estado em parceria com a Brasil Telecom até a venda de sua base de clientes ao Terra Lycos. Ver mais artigos deste autor.

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Comentário (3)

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  1. Miro Lima disse:

    Aos que estão pensando em iniciar uma Loja Online, sugiro o seguinte artigo sobre Marketplaces:

    /artigos/cases/e-marketplace-o-melhor-custo-beneficio-para-iniciar-um-e-commerce

  2. Paulo Rodrigues disse:

    Oi Miro, tenho uma loja de calçados e bolsas femininas há 10 anos e quero investir numa loja virtual. Considerando que estou em Porto Alegre, tem algum curso que vc me sugira? Vi que tem vários por EAD, mas não tenho nenhuma referência. Estou numa fase de estudar sobre o assunto, portanto, aceito sugestões de livros.
    Abço.

    Paulo Rodrigues

    • Miro Lima disse:

      A escola que sempre indico para os amigos é a Ecommerce School. Eles tem uma boa variedade de cursos on-line com qualidade para o setor:
      http://www.ecommerceschool.com.br/

      E se tiver disponibilidade para visitar um bom evento em São Paulo, visite o eShow agora em Junho:
      http://www.the-eshow.com/saopaulo/

      Abs,

      Miro

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