Os 03 fatores de sucesso do e-commerce e um método efetivo
Trabalhando em centenas de projetos de lojas virtuais, diversos empreendedores ao iniciar no varejo online sempre nos perguntam “Quais são os principais fatores de sucesso para aplicar em meu e-commerce? ”. Essa pergunta é pertinente devido algumas dúvidas sobre a plataforma, conhecimento de mercado e expectativas para ter um grande negócio.
Para isso auxiliamos os lojistas a focarem nestes 03 fatores e um método de trabalho efetivo para ter um e-commerce de sucesso.
Fator 01 – Lojista Empreendedor Digital de Sucesso.
Esse fator é o mais relevante para manter um negócio em constante crescimento.
Um lojista de sucesso deve ter em mente que ele é o líder da sua loja e o ritmo do negócio é baseado exclusivamente nas atitudes dele. Então, quando se fala em uma boa liderança, existe uma metodologia bastante utilizada por grandes consultores no Brasil que simplesmente resume em “Liderança é a capacidade de atingir metas sistematicamente, com o time fazendo certo. ”
Então, no momento que um empreendedor compra uma Loja JN2 Magento, sempre recomendamos que ele tenha um plano de ação para os 6 primeiros meses, com metas, expectativa e investimento bem definidos.
Para isto, é essencial entender sobre o mercado e principalmente o público alvo. Fidelizar clientes não é uma tarefa fácil, mas esse é o principal processo para que as empresas deem um salto em crescimento.
Fator 02 – Estrutura Digital Sólida
Uma grande diferença entre um varejo online e offline são as tendências. No varejo online, constantemente aparece novas informações e o lojista sempre deve estar por dentro dessas novidades, diferente do varejo físico que este processo é mais lento. Por mais que você consiga acompanhar tudo, será que as plataformas das lojas virtuais conseguem acompanhar essas mudanças também?
Para isso, se você almeja crescer constantemente, busque por uma plataforma virtual flexível, como o Magento. Essa plataforma, por ser open source, possui milhares de módulos disponíveis para você usar em sua loja, sendo que você pode constantemente realizar modificações e adicionar novas funcionalidades quando quiser.
Outro ponto relevante para ter uma estrutura digital sólida é a infraestrutura aliada ao crescimento. Caso você não entenda sobre questões técnicas como servidores e conexões sempre recomendamos procurar um suporte técnico especializado. Uma das maiores frustrações na rotina de um lojista é quando sua loja virtual fica fora do ar por que a infraestrutura não suporta um grande número de acesso de visitantes.
Fator 03 – Conhecimento e Experiência com E-commerce
Como diz Steve Jobs em uma palestra em Stanford, “Continue Faminto, Continue Tolo. ”. Essa frase ficou mundialmente famosa, pois ela resume que o sucesso de qualquer profissional é entender que seu aprendizado nunca tem fim, é necessário contar com a troca de experiências com outros profissionais e, principalmente, ter humildade para reconhecer que sempre é possível melhorar.
Então faça isso, converse com outros lojistas, procure livros voltados a conversão de vendas e negócios online e leia artigos espalhados pela internet. Existem diversos portais e blogs especializados em e-commerce. No nosso blog você encontrará muita informação relevante sobre como melhorar as vendas em sua loja virtual, acesse: jn2.com.br/blog.
Método de Trabalho Efetivo
A partir destes 03 fatores relevantes para ter um e-commerce de sucesso, ter um método de trabalho definido é essencial, para isto, foque nesses principais itens:
- Meta: Defina indicadores para fins mais importantes: Faturamento, ROI e Taxa de conversão.
- Otimize suas vendas se baseando nesses indicadores.
- Ciclos de melhoria: Promova melhorias de forma cíclica e contínua (periodicidade trimestral).
- Padronização de Sucesso: A força da sua operação estará no sucesso padronizado (tarefas críticas e políticas).
Para finalizar sobre esses fatores de sucesso, vale lembrar que, além da loja virtual bem estruturada, o fator mais importante é como o lojista entende do mercado e como está disposto a investir seu suor para transformar sua loja um grande negócio.
Por isso, aqui vão as últimas dicas para sair na frente de seus concorrentes:
- E-commerce bom é e-commerce que vende;
- Procure vendas recorrentes (mensalistas ou fidelização);
- Primeiro pense atuar perto de você (em seu estado), depois pense no campo nacional;
- Conheça as oportunidades para o seu negócio de um e-commerce B2B.
A JN2 deseja todo sucesso no varejo online!
Categoria: Dicas