Recuperar o carrinho é a única solução?

| 20/01/2014 - 09:06 AM | Comentários (2)

carrinho-abandonado

Antes de pensar em ações para recuperar um determinado usuário que abandonou o funil de compras, porque não pensar em como retê-lo em sua loja virtual?

Quando entramos em uma loja física com um ambiente agradável, que possui um bom atendimento e uma gama de bons produtos, nos sentimos bem, chegando a passar diversos minutos até efetuar a compra ideal.

Em um ambiente desses, muitas vezes acabamos comprando outros produtos sugeridos pelo vendedor, que complementam a venda inicial.

Esse mesmo cenário também deveria ser aplicado em uma loja virtual. Porém, mesmo parecendo ser o princípio básico para o sucesso de qualquer e-commerce, na prática não é o que vem acontecendo nas estratégias de diversos e-varejistas.

Ao entrar em uma loja virtual que não segue essas ‘regras’, muitos usuários abandonam o site no momento final da compra.

Analisando os números de abandono em sua loja, o e-varejista investe em soluções para recuperar esse usuário, como por exemplo, o e-mail marketing inteligente, cujo objetivo é chamar o usuário de volta para finalizar uma compra.

Ações como essas possuem excelentes taxas de recuperação desses usuários, chegando a cerca de 20% do total que abandonou o fluxo de compras.

Porém, a pergunta que surge é: ao invés de recuperar, por que não efetuar a venda logo no primeiro acesso do usuário ao seu site?

Identifique e analise todo o comportamento de navegação de seu usuário em todo ambiente online.

Saiba quem é o Carlos Henrique. Homem, 25 anos, que gosta de esportes e torce para o São Paulo. Nos últimos meses ele demonstrou interesse em viajar para Florianópolis. No Twitter e Facebook o principal assunto comentado por ele é economia. Ah! E seu status no Facebook acaba de ser atualizado para “Noivo”.

As informações citadas são preciosas para que qualquer e-varejista ofereça produtos e serviços one-to-one. Desde a primeira interação desse usuário com sua marca, é possível entregar os produtos de seu interesse na hora certa, no canal certo, de acordo com o seu comportamento de navegação.

Nesse primeiro impacto já é possível levar o ‘Carlos Henrique’ à sua loja virtual e, certamente, um dos motivos foram os produtos ofertados diretamente a ele em um site, e-mail, rede social ou plataforma móvel.

Mas a customização não deve parar por aí. Ao levá-lo ao seu site, com base nesse mesmo histórico de navegação, personalize sua loja nos interesses do usuário.

Ofertas e layouts personalizados aumentam a retenção de visitantes, tempo de navegação, taxa de conversão (vendas, vendas, vendas), contribuindo também na diminuição da taxa de abandono do seu site.

Com todo esse histórico de navegação dos usuários armazenado, você terá acesso a uma base gigantesca de dados e interesses de seus clientes e potenciais clientes. Dessa forma fica fácil entregar a mensagem correta sem ser rejeitada por eles.

Considere juntar a solução de personalização de ofertas one-to-one com a recuperação de carrinho. Poucos são os e-varejistas que pensam nessa solução como um todo, e quem o já faz, criou uma barreira de saída dos usuários em todos os locais em que ele está navegando.

Dê um passo atrás e, antes de pensar em como recuperar o seu cliente, tenha estruturado como aumentar sua conversão e fidelizá-lo.

E lembre-se que, ao entrar em uma loja virtual, o cliente quer sentir-se confortável em um ambiente que lhe agrade e tenha produtos de seu interesse. A experiência de compra desse usuário é o fiel da balança em uma possível venda cruzada e o retorno à sua loja. Boas vendas!

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Categoria: Cases

Sobre Daniel Figueiredo: Daniel Figueiredo é Gerente de Projetos e Operações de E-Commerce da Aunica, agência especializada em marketing para e-commerce. Ver mais artigos deste autor.

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Comentário (2)

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  1. Thalita disse:

    Daniel, bom te ver com artigos por aqui. Excelente texto!
    Porém você não acha que, o usuário que compra online, tem a tendência de vitrinar produtos, e a naturalidade de buscar opções? Não seria pretensão a compra de primeira?
    De qualquer forma, concordo que é essencial um site que proporcione um ambiente fácil e confortável para que o usuário finalize sem complicações sua compra. E tenho certeza que as duas soluções combinadas, são um combo imbatível.

    • Daniel Figueiredo disse:

      Oi, Thalita.
      Obrigado pelo comentário e elogio. Bom te ‘ver’ por aqui também.
      Concordo com o que disse e esse é até o comportamento mais comum dos usuários, seja no mundo on, quanto no offline.
      Porém, o que quis passar em meu artigo, é que hoje a tecnologia e os dados permitem entender comportamentos e personalizar conteúdos de acordo com o interesse daquele usuário específico, ou seja, com base em dados estruturados, juntamente com a personalização da loja, em todos os aspectos, para cada perfil de cliente que você possuir, esse usuário ficará mais à vontade e com mais segurança para efetuar a compra de um produto que esteja vendendo.
      Quantas vezes você não acabou comprando algum produto numa loja física por impulso, considerando apenas o bom atendimento do vendedor? Às vezes você queria um produto semelhante e até mais barato, mas acabou optando pela compra na primeira loja que entrou, pois alguns aspectos daquele ambiente lhe agradaram, além do preço.
      Abs,
      Daniel

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