Como escolher a melhor plataforma para gerenciar minhas campanhas de e-mail marketing
Excelente para aumentar o tráfego, ótimo para aumentar as vendas, melhor ainda para fidelizar os consumidores. Assim pode ser definida a eficiência do e-mail dentro da sua estratégia de marketing! Essa ferramenta se tornará uma excelente forma de comunicação entre as empresas e os seus clientes, pois sua audiência e elevado índice de conversão, sem dúvida nenhuma, consolidaram o e-mail marketing como uma das ferramentas que mais trazem resultados no marketing digital.
Só para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, 70% dos e-consumidores fazem compras na internet depois de receberem e-mails marketing. No Brasil, a tendência é que o e-mail marketing cresça potencialmente em 2014, mas para que essa estratégia seja bem sucedida, é indispensável escolher uma boa plataforma para o gerenciamento.
Não sabe como fazer isso? Não se preocupe! Aprenda agora o que é preciso observar antes de fazer a sua escolha e assegure resultados mais que satisfatórios para a sua empresa!
De olho na interface!
Procure uma plataforma de gerenciamento de e-mail marketing com uma interface simplificada e de fácil usabilidade. O ideal são as plataformas autoexplicativas, com linguagem clara e objetiva. Outro grande diferencial se concentra nas interfaces com múltiplos idiomas, o que permite mais flexibilidade, bem como a transposição das barreiras linguísticas.
Aposte nos relatórios detalhados
Um bom gerenciador de e-mail marketing deve ser capaz de gerar relatórios instantâneos e completos. Além disso, o ideal é que os gráficos contendo estatísticas precisas e detalhadas sejam disponibilizados para consulta. Sempre avalie se a plataforma de gerenciamento permite que o usuário escolha as informações dos contatos que deseja usar e possam incluir dados personalizados na pesquisa. Isso é muito importante!
A plataforma permite atualizações automáticas no banco de dados?
Confira se o banco de dados é continuamente atualizado por meio do envio individual de formulários web editáveis previamente preenchidos. Em outras palavras, a plataforma de gerenciamento de e-mail marketing deve possibilitar que os contatos confirmem ou alterem as suas informações pessoais, diretamente no sistema.
A plataforma ajuda na mensuração de ROI?
Um forte indício de que a plataforma de gerenciamento de e-mail marketing é eficiente consiste no fato dela monitorar as ações realizadas pelos contatos/destinatários depois que eles acessam os links do e-mail Marketing. A plataforma ideal é aquela que viabiliza a análise do impacto efetivo de cada campanha de e-mail marketing, com base nas conversões e cliques. Esse tipo de mensuração é valiosa para conhecer o retorno sobre o investimento, além dos indicadores apontarem para as preferências de consumo de cada cliente.
As queixas de spam são monitoradas?
É importante preservar a reputação tanto do endereço remetente, quanto dos IPs da sua empresa. Por essas e outras razões, uma boa plataforma de gerenciamento de e-mail marketing possibilita que o usuário tenha acesso às queixas de spam que são enviadas pelos destinatários. O mais recomendado é que o sistema permita que esse monitoramento seja feito automaticamente, a partir da integração com os principais provedores de e-mail do mercado (Hotmail, Gmail e Yahoo).
Escolher uma boa plataforma de gerenciamento de e-mail marketing garante agilidade, interatividade, mensurabilidade e eficiência nos processos de comunicação com o cliente. Antes de fechar negócio, é importante ter em mente o custo-benefício desta plataforma e optar pelo gerenciador que agregue mais valor e facilidades à sua empresa!
Categoria: Cases