Evolução da segmentação com e-mail marketing

| 27/03/2012 - 09:07 AM | Comentários (1)

Quando trabalhamos com e-mail marketing, algo que nos chama a atenção e ficamos preocupados é em fazer uma boa segmentação do publico a ser atingido,  nos perguntamos se nos dias de hoje, os filtros que usávamos para separar as campanhas como região, idade e sexo ainda são tão úteis?

Minha resposta é não! Tivemos uma grande evolução nas ferramentas de envio, que é possível personalizar e criar ações para determinado publico com comportamento diferentes, incluindo pessoas que interagem em determinados interesses ou categorias de suas campanhas deixando os filtros antigos como uma forma de complementar as novas formas de segmentação.

A grande sacada para medir o comportamento dos usuários com e-mail marketing esta na tecnologia desenvolvida nas ferramentas de envio e o nome dessa grande evolução se chama Behavioral Targeting.

Para começar  analisar o comportamento, basta tagear os links de sua campanha com determinado interesse como exemplo: um link de notebook adicione a tag “Informática” e “Notebook”  a partir dos cliques gerado na campanha sabemos as pessoas que possuem interesse em “Notebook” e podemos fazer ações especifica com vários produtos relacionado ao interesse clicado.

Essa tecnologia se mostrou extremamente útil nas campanhas enviadas pela YeahDesconto com a Ferramenta de envio da GeekleMail, após inicio dos disparos segmentados no segundo mês houve um aumento de 35% nas vendas através do e-mail marketing e uma grande redução de e-mails enviados.

Parece simples a implementação, mas para que de um retorno considerável é preciso fazer uma analise de todos interesses que os usuários podem ter em seu site e todas campanhas disparadas fazer a vinculação correta, a partir dos próximos envios a segmentação irá elevar seu ROI.

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Felipe Rodrigues: Sócio Fundador da GeekleMail, especialista em e-mail marketing e responsável por projetos de segmentação comportamental e Behavioral Targeting atrávez de email marketing pela plataforma de envio da GeekleMail, atualmente cursando Pós Graduação em Gestão e Marketing Digital na ESPM. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comentário (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Vitor Gilmar disse:

    Muito bom o artigo, vejo muita gente falando sobre ferramentas de e-mail marketing mas não encontro nenhuma avaliação neutra sobre o assunto, poderiam fazer algo relacionado, fica dica!

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.