Estratégias de email marketing para o Black Friday

| 22/11/2013 - 11:32 AM | Comentários (0)

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A importante data americana de compras chamada Black Friday, que ocorre na última sexta-feira de novembro após o feriado de Ação de Graças, parece que chegou mesmo com tudo ao Brasil. Em 2012 foram aproximadamente R$ 243 milhões em vendas geradas pelo e-commerce na data. A expectativa para 2013, no próximo dia 29/11, é de que os números sejam ainda maiores. Dentro deste cenário, algumas estratégias diferenciadas usando o email marketing podem trazer resultados muito interessantes para o seu e-commerce.

Faça uma captação de emails no site com foco no Black Friday

Se o seu e-commerce já possui uma página de abertura (splash page) para cadastro de pessoas interessadas em receber ofertas exclusivas, aproveite para mudar o seu layout uma semana antes do Black Friday, informando que o cadastramento dará direito a receber ofertas exclusivas naquele dia. Isto com certeza aumentará o número de pessoas que irão se cadastrar. Se você ainda não possui uma splash page, é uma ótima chance para começar!

Envie emails alguns dias antes com uma prévia dos produtos e descontos que serão oferecidos

Cerca de 5 dias antes da Black Friday, envie uma campanha com uma prévia de quais produtos terão grandes descontos naquele dia, e qual será a faixa de descontos concedida (ex.: de 30% a 50%). Podem ser apenas fotos dos produtos, sem muita informação detalhada, não precisa descrever o modelo exato e nem linkar as imagens para produtos no site. O objetivo aqui é apenas dar uma ideia de quais tipos de produtos e marcas estarão sendo oferecidas com grande desconto no dia 29/11. Informe também, com fontes grandes, o dia do Black Friday e quantos dias faltam. Isto irá aumentar a curiosidade dos seus assinantes e servirá também como um lembrete. Obviamente, esta campanha deve ter uma linha de assunto diferenciada, do tipo: “Veja o que lhe espera no Black Friday, em 29/11″. Você pode enviar esta mesma campanha novamente 2 dias depois, fazendo apenas uma pequena alteração no assunto, como por exemplo: “Está chegando! Black Friday daqui 3 dias.”

Ofereça cupons de desconto para quem abrir sua campanha no dia

Se alguns produtos estarão no site já com desconto, porque não fazer o seu assinante de email se sentir ainda mais exclusivo? Você pode surpreendê-lo oferecendo um cupom de Frete Grátis para compras acima de X valor ou então mais um percentual de desconto sobre o valor do site. Isto irá aumentar sua conversão e fará os assinantes se sentirem ainda mais felizes do que quem acessar diretamente o site. Sem contar que os novos cadastrados se sentirão motivados a abrir suas campanhas futuras em busca de novas vantagens exclusivas.

Durante a semana do Black Friday, relembre diariamente seus assinantes sobre a promoção

Nos 5 dias que antecedem a Black Friday, envie pelo menos 2 campanhas específicas falando do “grande dia”. Nas suas campanhas regulares, insira uma imagem chamativa para a data, informando quando será e quais faixas de desconto serão oferecidas. Ou seja, todas as campanhas nestes 5 dias deverão falar do Black Friday de alguma forma. Lembre-se que são estas iniciativas que farão as pessoas se lembrarem da empresa e dos produtos que poderão comprar em condições diferenciadas.

Finalmente, envie a campanha principal

Você pode ativar os preços reduzidos na noite anterior, um pouco antes da meia-noite, e neste mesmo horário enviar a campanha que apresenta os produtos. Normalmente as lojas criam uma seção especial no site, que contém todos os produtos que participam da promoção. Esta campanha pode anunciar alguns produtos específicos e também a seção inteira, destacando a faixa de descontos que está sendo oferecida. Para as pessoas que se cadastraram especificamente para receber as ofertas do Black Friday, você pode repetir o envio no dia 29/11 durante a tarde, informando que faltam poucas horas para acabar a promoção. Este apelo com senso de urgência aumentará a abertura e conversão da campanha!

E o mais importante: Cumpra o prometido!

Tão importante quanto a divulgação é você cumprir o que foi prometido. Em 2012 houveram diversos casos de fraude neste dia, onde alguns varejistas aumentaram o preço “normal” dos produtos para conceder um grande desconto no dia, o que no fim não trazia nenhuma vantagem real para o consumidor. Não é à toa que se popularizou no ano passado a expressão “Black Fraude”. O Procon está atento a este assunto e irá fiscalizar de perto. Então a dica final é: não subestime a inteligência do seu público. As pessoas sabem quando um preço é realmente baixo ou não. Se não puder conceder descontos reais e significativos, é melhor não participar desta ação promocional. Afinal, enganar o público trará consequencias não apenas durante o Black Friday, mas para sempre. Confiança é tudo, não jogue a imagem da sua empresa no lixo!

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Categoria: Cases

Sobre Vinicius Correa: Vinicius Correa é graduado em Administração de Empresas pela UFRGS e CEO da Mailbiz, empresa especializada no envio e gestão de email marketing. Ver mais artigos deste autor.

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