Frete grátis impulsiona vendas no comércio eletrônico

| 10/05/2011 - 00:03 AM | Comentários (0)

O consumidor sempre busca por vantagens. Talvez seja esse o motivo do sucesso do frete grátis para o comprador conectado à internet. Nesse caso, ele tem vários benefícios: não perde tempo para comprar aquilo que deseja, não gasta combustível para se locomover até a loja, entre outros. Já está mais do que provado que parte dos carrinhos é abandonada por conta da alta tarifa de entrega e a ausência da taxa pode impulsionar as vendas no e-commerce.

A logística para entregar os produtos na data certa, por meio de uma transportadora de confiança, custa caro, mas os lucros obtidos pelos lojistas nos períodos em que oferece o frete grátis recompensam a iniciativa, que nem é tão nova. Porém, nunca perdeu a eficiência. A grande prova são estudos que demonstram que a grande parte das compras efetuadas pela internet é feita na base do impulso.

Frete grátis impulsiona vendas no e-commerce

Freio – Acontece que o frete funciona como um freio do consumidor. Basta se fazer a pergunta se em um dado momento foi capaz de abandonar uma ótima oferta porque encontrou um frete que considerava abusivo. Imagine agora as novas classes consumidoras que adotaram recentemente o e-commerce. Algumas vezes, o frete pode representar uma boa fatia da renda familiar mensal dos integrantes das classes D e E.

Parcerias com fornecedores e transportadoras pode ser a saída para não perder (quase) nada com as campanhas de frete grátis. E, ao contrário, ganhar muito com o fluxo de compras da loja. Uma pesquisa do Compete Online Shopper aponta que pouco mais de 65% dos consumidores optam pelas lojas físicas para se isentar da tarifa cobrada pela entrega do produto, enquanto 93% dos entrevistados afirmaram se sentirem estimulados a comprar quando não se cobra pelo frete.

Uma prova do peso do frete na decisão de consumir ou não pela internet está no aumento da taxa de conversão dos lojistas que disponibilizam, na página de detalhes do produto pesquisado, a ferramenta para o cálculo do valor da entrega. Marcelo Silva, gerente de marketing da JET e-Commerce, acredita que uma das formas de potencializar as vendas por meio de fretes promocionais é oferecer tarifas mais baixas do que as praticadas pelo mercado. “Depende muito do público com o qual se trabalha, mas até quem não tem limites financeiros se preocupa em gastar menos, por isso, retirar a cobrança do frete se configura em um meio tão eficiente e atrativo. Se não pode isentar toda a tarifa, pense sempre em como facilitar para o cliente.”

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Categoria: Cases

Sobre Talita Macário: Talita Macário, formada em Jornalismo e pós-graduanda em Gestão de Comunicação Organizacional e Eventos, é assessora de imprensa da JET e-Commerce, empresa especializada em desenvolver plataformas sob medida para comércio eletrônico em todo Brasil. Ver mais artigos deste autor.

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