5 Livros sobre Inovação

| 24/03/2011 - 04:51 AM | Comentários (0)

Não pretendo fazer resenha, paper, ou qualquer coisa formal sobre literatura de gestão. Somente gostaria de compartilhar com vocês alguns livros que li recentemente e que realmente fizeram alguma diferença no quesito inovação.

Caso você se julgue uma pessoa bem informada e que adora ideias novas, eu recomendaria pelo menos uma passadinha de os olhos em cada um deles, pois são de fato bem interessantes e tem o poder de quebrar nossos padrões tradicionais de organização.

1. Fenômenos Sociais nos Negócios – Charlene Li e Josh Bernoff

O livro é fundamental para compreender o contexto das redes de relacionamento on-line. É baseado em dados verdadeiros acerca de consumidores e relatos de dezenas de cases de empresas pelo mundo. O fenômeno essencial descrito é oGroundswell, ou “movimento espontâneo de pessoas que usam ferramentas online para se conectar, assumir o controle de suas experiências e obter o que precisam – informação, auxílio, ideias, produtos e poder de barganha uns dos outros”. Vale a pena.

2. As Marcas no Divã – Jaime Troiano

Jaime Troiano é brasileiro e dono de uma das mais respeitadas consultorias em branding do país. Este livro explora muitos dos conceitos e experiências desenvolvidos pelo Grupo Troiano de Branding. Esteja preparado para entrar num mundo interdisciplinar de antropólogos, psicólogos, economistas e muitos outros profissionais que auxiliem no desenvolvimento das técnicas mais inovadoras de pesquisa e entendimento do consumidor.

3. A Nova Era da Inovação -C.K. Prahalad e M.S. Krishnan

Sobre Prahalad devemos lembrar do incrível “A Riqueza na Base da Pirâmide”, obra que transformou o modo como as empresas olham para a parcela menos rica da população. Neste “A Nova Era da Competição”, Prahalad demonstra quais que somente com a colaboração mundial de esforços é possível atender a cada consumidor individualmente. É incrível.

4. Design Thinking – Tim Brown

Aprenda como o design pode transcender uma área organizacional e pensar estrategicamente na empresa. A ideia de Tim Brown é pensar a estrategia de forma criativa, com muitos protótipos e brainstormings característicos do design. O argumento do livro é que a inovação transita muito mais facilmente num ambiente estimulado para tal – como o de design, do que através da burocracia organizacional.

5. A Bíblia do Marketing Digital – Claudio Torres

Aprenda os principais assuntos sobre o Marketing na era da Internet com um professor mais do que gabaritado para tal. Cláudio Torres é bastante didático e simples. Quem quer aprender sobre o assunto, deve passar por esta leitura obrigatório.

Talvez nem todos os livros citados tratem especificamente do assunto inovação, porém todos eles nos dão bases para pensar fora da caixa e para criar com resultados.

Abraços!

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Maria Fernanda: Maria Fernanda Lacerda Pereira é estudante de Administração de Empresas da ESAG – UDESC. Estagia na área de Marketing de Produtos em uma grande empresa de Florianópolis, SC e edita o blog WebContexto. Está sempre em busca de novos conhecimentos e experiências acerca de negócios digitais. (Twitter:@mfernandalp) Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.