Livro traz pontos positivos e negativos do Big Data
Lançado pela editora Elsevier, o livro Big Data apresenta análise de uma das maiores tendências na tecnologia e do grande impacto que ela terá sobre a economia, a ciência e a sociedade como um todo. O termo Big Data representa a capacidade de uma sociedade obter informações de maneiras novas a fim de gerar ideias úteis e bens e serviços de valor significativo. O título também está disponível na versão e-book.
Ao longo da obra, os autores Viktor Mayer e Kenneth Cukier dão diversos exemplos de como o big data faz a diferença na vida da população mundial. Segundo eles, o big data marca o início de uma importante transformação. Da ciência à saúde, das finanças à internet, o livro mostra que os setores podem ser diferentes, mas juntos contam uma história semelhante: a quantidade de dados no mundo cresce rapidamente e supera não apenas nossas máquinas, como também nossa imaginação.
“A verdadeira revolução não está nas máquinas que calculam os dados, e sim nos dados em si e na maneira como os usamos”, afirmam. De acordo com a obra, esta revolução também gera novas ameaças, do fim da privacidade como a conhecemos à ideia de sermos penalizados pelo que ainda não fizemos, com base na capacidade que o big data tem de prever nosso comportamento futuro.
Os especialistas afirmam que o big data será considerado uma nova fonte de valor econômico e inovação, mas que outros fatores também estão em jogo. “Este livro pretende explicar em que ponto estamos, analisar como chegamos até aqui e oferecer um guia urgentemente necessário quanto aos benefícios e perigos que nos aguardam”, comentam os autores.
Categoria: Lançamentos