Loja virtual no Facebook

| 16/12/2011 - 09:40 AM | Comentários (5)

Uma das últimas tendências do e-commerce é a inserção da loja virtual no Facebook, o que ficou conhecido como F-commerce.  Muitas empresas já correram para implementar essa tecnologia em suas operações de e-commerce, não porque seja a tábua de salvação para o e-commerce mas sim porque é preciso acumular experiência também nesta área.

Ter uma loja virtual no Facebook é uma tendência e por isso é melhor que você comece a ganhar experiência nesse mercado, que a bem da verdade ninguém conhece tanto assim. Por isso, acredito ser importante essa experiência. O treinamento de pessoal é uma das principais preocupações para a manutenção de uma loja virtual de sucesso. No caso de lojas no Facebook não é diferente.

Como ter uma loja virtual no Facebook

Para quem deseja ter uma loja virtual no Facebook existem dois caminhos. O primeiro é o desenvolvimento próprio. Essa é uma solução mais complicada por envolver muita programação e manutenção constante.  A segunda opção é utilizar um aplicativo pronto, o que é bem mais indicado do que desenvolver um aplicativo próprio, principalmente para quem está começando.

A vantagem do aplicativo de F-commerce é justamente o da terceirização da TI. O Facebook muda seus protocolos a todo momento e por isso, se você parte para a solução de aplicativo próprio, terá que manter uma equipe de plantão para esse tipo de serviço emergencial. Isso significa mais custos para a operação e redução das margens de lucro.

Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais sempre cito a opção de criação de lojas no Facebook através de aplicativos prontos como a forma mais adequada para quem deseja conhecer o mercado antes de fazer um investimento de maior vulto em aplicativos próprios.

Lojas virtuais no Facebook não são grátis

Antes que alguém pergunte, é bom deixar claro que não existe loja virtual no Facebook grátis. Todas elas cobram algum tipo de comissão ou aluguel do aplicativo. Nada mais justo, porque o desenvolvimento, manutenção e hospedagem do sistema tem um custo.

O custo do uso do sistema de loja no facebook em si não é alto, gira em torno de 2% do valor da compra. Deve-se somar a este valor os custos de processamento de pagamento (Moip, Pagseguro, Pagamento Digital ou PayPal). No final das contas, o custo da operação gira em torno de 8,5% do valor da compra, ai sim, um custo bem elevado que deve ser muito bem avaliado antes de se decidir por esse caminho.

Como disse anteriormente, a opção por ter uma loja no Facebook é uma das tendências do comércio eletrônico, mas antes, deve-se analisar com cuidado a viabilidade do projeto.

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Categoria: Cases

Sobre Alberto Valle: Alberto Valle e consultor e instrutor da equipe do Curso de E-Commerce (www.cursodeecommerce.com.br), consultoria carioca especializada em treinamentos nas áreas do comércio eletrônico, marketing digital e mídias sociais. É articulista em canais como Blog do Curso de E-Commerce, Blog do E-Commerce, E-commerce News, E-commerce Brasil, Empreendedor Online e Eleitor Digital. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (5)

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  1. Rafael Barbolo disse:

    Olá,

    Parabéns pelo artigo!

    Gostaria apenas de fazer uma correção. O Kauplus (http://facebook.com/kauplus) é uma ferramenta que permite criar loja no Facebook grátis, sem custos de setup, manutenção ou comissão. A única taxa é a do próprio meio de pagamento.

  2. Felipe Trombini disse:

    Interessante, apesar das taxas de manutanção, pois o(s) produto(s) podem ser viralizados facilmente e as ofertas compartilhadas.

    No fim, o ROI compensa bastante o investimento, e já pode fazer a experiência do cliente ser mais completa.

    #SUCESSOEM2012

  3. Claudio RN disse:

    Boa sorte meu amigo.
    Seu conhecimento e sua experiência é muito importante para nosso desenvolvimento.
    um grande abraço.

  4. Juliano Grahl disse:

    Nos do Clicktoshop Social Commerce trabalhamos com um modelo de loja no Facebook que cobra uma mensalidade fixa a partir de R$ 29,90, com isso o cliente não paga comissão e leva além da loja no facebook uma WebStore completa , caso o cliente já tenha seu e-commerce ele consegue integrar com a nossa plataforma sem necessidade de montar uma nova loja, alem do modo vitrine que tem sido uma ótima opção para imobiliárias que querem apenas mostrar seus produtos e os interessados manterem contato. Conheça melhor em http://www.clicktoshop.com.br e parabéns pelo artigo.
    abraço
    Juliano Grahl

  5. Selva Salerno disse:

    É uma alternativa bem bacana para quem não possui uma loja virtual (site). Ajuda bastante, além disso você pode conseguir fãs de uma forma bem rápida. Particularmente acho a facileme bem legal, tem a versão gratuita, a versão trial e a paga. Eles oferecem uma gama de aplicativos e suporte bem legal. Vale a pena testar. http://www.facileme.com.br.

    Abraço e parabéns pelo post.

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