Países do BRIC devem conduzir o crescimento do mercado publicitário global
O dispêndio em anúncios nos países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) deverá superar este ano facilmente o crescimento da média mundial (5,3%). Todos os países do grupo deverão apresentar variação positiva, na casa de dois dígitos no ano-a-ano, segundo um levantamento divulgado em abril deste ano pela Warc. De acordo com a estimativa, a China vai liderar o ranking, com previsão de crescimento de 14,8%, seguida pela Rússia (13,6), Índia (11,4%) e Brasil (10,2%). Por outro lado, o Canadá (4,5%) e os EUA (4,1%) devem crescer mais lentamente, embora a previsão deste último (0,8%) tenha aumentado mais que todos os países quando comparada a estimativa anterior feita em janeiro. Dentre os países do continente europeu, a expectativa de crescimento da publicidade aumentou muito pouco, com a Alemanha, França, Itália e Espanha apresentando os piores desempenhos dentre todos os países.
De acordo com outra previsão apresentada em março de 2012 pela ZenithOptimedia, entre 2011 e 2014 os mercados emergentes irão conduzir o crescimento global dos investimentos em propaganda. O mercado publicitário da China em 2014 deverá representar 98% do mercado do Japão, enquanto o Brasil estará muito próximo em tamanho do mercado do Reino Unido.
Anúncios impressos tendem a cair com o crescimento do e-marketing
O estudo da Warc ainda mostra que a receita oriunda de anúncios veiculados em mídias impressas vai encolher na maioria das nações, com exceção dos países do BRIC e do Canadá. Jornais e revistas devem amargar uma queda líquida de 1,5% e 1,1%, respectivamente.
Por outro lado, os investimentos em publicidade on-line tendem a crescer 14% no mundo. Também deve crescer consideravelmente o dispêndio em anúncios transmitidos em TVs (5,9%), nas mídias out-of-home (5,3%) e nas propagandas veiculadas nas salas de cinema (5,3%). Os investimentos em anúncios publicitários divulgados em rádios também deverão crescer, mas em percentual mais moderado, em torno de 2,7%.
Outra pesquisa realizada pela PQ Media mostra que a receita global da mídia digital out-of-home (DOOH) cresceu 15,3% para U$ 6,97 bilhões em 2011, enquanto este ano o crescimento deve ser ainda mais animador (19,2%).
O mercado de DOOH no Brasil cresceu 38%, chegando ao nível de R$ 155 milhões em 2011, o 5° ano consecutivo com crescimento de dois dígitos.
Categoria: Pesquisas