O Brasil é a bola da vez

| 17/07/2013 - 08:35 AM | Comentários (0)

brasil

© jd-photodesign – Fotolia.com

Clima tropical, país do futebol, forte agricultura, uma vastidão de belezas naturais e maior produtor de etanol do mundo. Essas são apenas algumas características positivas do Brasil, que há muito tempo deixou de ser um mero coadjuvante no contexto mundial para ser o foco da atenção de empresas, governos e pessoas em todo o globo.

O turismo já não é mais o único atrativo do país, e os números chamam a atenção: já somos a sétima maior economia do mundo e temos mais de 196 milhões de habitantes, dos quais 94,2 milhões são usuários da internet, segundo o Ibope Media, e 42 milhões compram no comércio eletrônico, de acordo com o relatório Webshoppers da e-bit.

Em 2012, 66,7 milhões de pedidos foram realizados no e-commerce, um valor 24,2% maior do que o registrado no ano anterior. Todos esses números, e muitos outros, devem ficar ainda mais expressivos com a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que serão sediadas no país em 2014 e 2016, respectivamente.

Muito se fala sobre os problemas de infraestrutura e transporte que o Brasil terá que resolver para suportar a demanda dos eventos esportivos, mas as lojas virtuais também serão impactadas, e se não estiverem preparadas, irão perder a oportunidade do momento.

As operações virtuais necessitarão de investimentos nesse processo de preparação, como um bom plano de logística para enfrentar o trânsito, a alta demanda e a necessidade de entrega expressa, essencial frente à presença de tantos turistas nas cidades. E outros obstáculos deverão ser superados, como a barreira do idioma, a aceitação de cartões estrangeiros, as trocas e devoluções, dentre tantos outros procedimentos que precisarão ser otimizados.

Os eventos esportivos devem impulsionar, ainda, as vendas de produtos eletrônicos, principalmente de TVs, assim como ocorreu no campeonato de 2010, quando foram comercializadas 11,5 milhões de unidades de televisões.

O Brasil não tem só potencial, tem demonstrado crescimento efetivo, principalmente em relação ao mercado de internet. Nosso país é a bola da vez, as oportunidades são claras, mas somente quem estiver preparado poderá garantir números positivos para seus negócios.

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Cláudio Coelho: Cláudio Coelho é CEO da Skalebla, representante brasileira exclusiva da Kenshoo, especializada em Search Engine Market. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
e-completo
Vtex
Mailbiz
Viewit
Digital UP
Softvar
LojaMestre
Braspag
Superpay
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Akna
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
ChannelAdvisor
F1soluções
Wiser
MasterPass
Enviou
Internet Innovation
Signashop
Xtech Commerce
ComSchool
Thumb
Brasil na Web
Nação Digital
COMM2
E-Commerce Logística
Maplink
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.