Pagamento por boleto bancário em lojas virtuais

| 30/01/2012 - 11:13 AM | Comentários (3)

O pagamento por boleto bancário em lojas virtuais sempre foi a grande dor de cabeça de qualquer gestor de e-commerce.  Embora seja uma das opções de pagamento mais usadas nas lojas virtuais brasileiras, é uma das que mais frustação causa na hora da confirmação de pagamento. Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais reparo que as pessoas chegam muito preocupadas com a questão de fraudes e negativações dos pagamentos através de cartões de crédito, mas o grave problema dos boletos bancários que não são pagos, passa quase que desapercebido.

O índice de confirmação de pagamentos de boletos gerados em lojas virtuais situa-se na faixa de 60% a 70%, o que representa um índice de desistência bastante alto. Se somarmos este índice ao volume de carrinhos abandonados em uma loja virtual, a situação é alarmante. Por isso, para melhorar a taxa de conversão do seu comércio eletrônico é necessário encarar o problema do pagamento por boleto bancário de frente e como um dos maiores problemas para o sucesso da sua loja virtual.

Pagamento por boleto no e-commerce

Do ponto de vista internacional, o pagamento através de boletos bancários é uma forma de pagamento jurássica, simplesmente não existe nos países mais desenvolvidos. Lá, os cartões de crédito pré-pagos jogaram os boletos para o ”museu das formas de pagamento”.  No Brasil essa é a segunda forma de pagamento mais usada no comércio eletrônico.

O medo do uso de cartões de crédito no pagamento feito em lojas virtuais ainda é um dos grandes incentivos á opção pelo boleto bancário. Mesmo com a evolução dos sistemas de segurança no e-commerce, uma grande parcela da população ainda resiste a fornecer seus dados pela Internet. Isso transforma o boleto bancário em uma espécie de porto seguro das formas de pagamento, mas trás sérias consequências para a taxa de conversão das lojas virtuais.

Como aumentar a taxa de pagamento de boletos bancários em lojas virtuais

O pagamento por boleto bancário é um fato no comércio eletrõnico brasileiro e não vai mudar tão cedo, por isso vamos encará-lo. Embora o problema seja sério e com potencial para provocar estragos no faturamento de uma loja virtual, algumas medidas simples podem mudar drasticamente a conversão destas compras. Alguns ajustes na conclusão das compras com pagamento por boleto bancário provocarão um aumento imediato na taxa de conversão.

Destaque para o botão Imprimir Boleto – Acredite, grande parte dos boletos que não são pagos, tem como grande causa a dificuldade dos usuários em saber como imprimir o boleto. Por isso, deixe essa ação bem nítida para o usuário.

Call to Action – Trabalhe um Call to Action vigoroso

Ambiente exclusivo para pagamento por boleto – Ter uma tela de finalização especialmente desenhada para o pagamento por boleto bancário é uma boa ideia. Nele você poderá trabalhar as informações de maneira mais adequada, com botões em destaque e sem elementos que possam distrair o cliente nessa etapa.

Pagamento não tão óbvio assim – Para você pode parecer óbvio que ao fazer uma compra com pagamento por boleto bancário na Internet é preciso imprimir e pagar o boleto, mas para muitas pessoas não é tão óbvio assim. Algumas pessoas acham que irão receber o boleto por e-mail ou até mesmo pelo correio. Deixe claro em sua loja o procedimento correto.

Algumas medidas complementares para melhorar o desempenho dos boletos

Além de facilitar o entendimento na hora de confirmar as compras que foram feitas atrvés de boleto bancário em sua loja virtual, existem outras medidas que certamente irão contribuir para a elevação da taxa de conversão de compras.

  • Deixe claro no e-mail de confirmação de compra que ela somente será válida após o pagamento do boleto e ofereça um link para a impressão do mesmo;
  • Nesse mesmo e-mail ofereça uma alternativa para pagamento online, que trazem uma taxa de conversão maior;
  • Crie um sistema que lembre ao comprador sobre o vencimento do boleto;

O pagamento por boleto bancário em uma loja virtual é um problema gráve, mas com algumas ações simples podemos melhorar bastante seu índice de conversão.

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Josiane Osório: Josiane Osório possui mais de seis anos de experiência como consultora de e-commerce no Brasil, atuando diretamente em todas as etapas de desenvolvimento e implantação de sistemas de comércio eletrônico, principalmente na parte de análise de necessidades em meios de pagamento e segurança de transações online. Atualmente é instrutora do Curso de E-Commerce e articulista em canais como Blog do E-Commerce. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (3)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. André Bonanomi disse:

    Ótimo artigo sobre o pagamento com boleto bancário. Este é realmente um problema na quebra do resultado captado quando comparado ao resultado realmente faturado.

    A dica de criar um sistema que lembre do vencimento é muito boa!

  2. Felipe Lachowski disse:

    Lendo o livro “a arte de imitar”, do David Kord Muray, aprendi uma coisa que aplico no meu dia a dia, e que se encaixa perfeitamente nesse post (que foi muito oportuno, diga-se de passagem): ao invés de dedicar esforços para resolver um problema, é preciso entender a origem dele. Geralmente, ao chegar na raíz, você conserta todos os outros problemas consequentes.

    O que quero dizer é: o problema é muito maior do que o “abandono dos boletos”, que é justamente a maneira primitiva como nosso ecommerce apresenta soluções de meios de pagamentos. O maior gargalo não é logistica, é o meio de pagamento!

    Fácil criticar, eu sei, mas se soubesse uma solução já teria implementado. Vou torcer muito para quem criar a solução para esse enorme gargalo…

  3. Sandro disse:

    O grande receio das pessoas ainda é a questão da segurança dos dados fornecidos. A tendência é que a relação entre consumidor e lojas virtuais vá se modernizando com tempo.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.