8 Dicas para ter um layout funcional em sua loja virtual

| 23/11/2012 - 17:42 PM | Comentários (2)

layout-web

Se você está procurando uma empresa que crie sua loja virtual, isso é muito fácil de encontrar! Utilize o Google e verá inúmeras empresas que podem criar isso para você, agora se você realmente deseja construir um novo empreendimento, que lhe dê lucro, bem, preciso lhe pedir que descarte ao menos 70% desta lista de desenvolvedores de lojas virtuais, isso por que poucas empresas estão realmente interessadas em como isso pode trazer benefícios para você, o que interessa é apenas o quanto você está investindo. O layout é tão importante quanto o próprio produto, a experiência de compra deve ser tão agradável que o consumidor não tenha pressa de sair da loja virtual. Pois bem, pensando nisso, resolvi lhe dar uma “mãozinha” para que você não pague o preço por um trabalho desenvolvido sem as técnicas necessárias.

1)      A estrutura é o começo de tudo

Será que você já ouviu falar em wireframe?! O Wireframe é o projeto inicial da loja, até mesmo para se construir uma casa é necessário criar um. O wireframe tem a mesma função de uma planta baixa, geralmente ele é um arquivo em preto e branco demonstrando a disposição de cada detalhe da loja: Largura das colunas, quantidade de banners, espaço para o logotipo, tamanho dos selos de pagamento, medida das fotos, etc.

É também no wireframe que definimos quais os aplicativos e diferenciais que serão utilizados na loja.

É importantíssimo avaliar esta etapa com cautela e sem pressa, para garantir que não haja falhas depois que a loja estiver 100% pronta.

2)      A grama do vizinho nem sempre é mais verde

Se você é daqueles que gosta tanto da loja de seu concorrente que resolveu criar a sua quase que uma cópia, você está fazendo isso errado!

Analisar a concorrência é realmente muito importante, mas não se limite apenas a lojas de seu segmento, avalie o que tem dado certo para eles e se inspire a buscar diferenciais.

3)      Não fuja de suas raízes

Antes de iniciar o seu layout busque muitas referências de seu mercado: cores, fontes, fotos, funcionalidades, benefícios, etc, e utilize-as para que seu consumidor se sinta em casa. Ele precisa perceber logo de cara que está dentro de uma loja que vende aquilo que ele procura.

Criatividade é sempre bem vinda, mas não perca o bom senso, mantenha o foco no seu segmento de vendas.

4)      O que importa é o Consumidor.

Desculpe a franqueza, mas neste momento: Sua opinião não importa!

Não deixe que suas preferências pessoais falem mais alto do que aquilo que o seu público alvo realmente gosta, afinal, são eles que você quer atingir. Claro que a loja não precisa fugir totalmente do que te agrada, mas tenha bom senso ao escolher os detalhes, nesse momento, sua opinião pode colocar tudo a perder.

5)      Purpurina e Neon

Amigo empreendedor: Uma loja virtual não é um site institucional.

Luzes cintilantes? Logo que gira? Mouse com bichinho que segue? Banner de promoção que Pisca? – ESQUEÇA.

O Foco da sua loja tem que ser exclusivamente para o produto, nada deve chamar mais atenção do que ele e o botão comprar. Isso pode deixar sua loja cansativa para os olhos e o consumidor desistir da compra.

6)      Cores e mais cores

Antes de decidir as cores que utilizará em seu layout, procure na internet por “cores e seus significados”, desta forma você conseguirá decidir o que quer passar para seu consumidor. Mas falando de e-commerce, evite o uso excessivo de cores fortes, procure sempre mesclar com o branco ou o cinza, isso trará tranquilidade para a leitura online.

7)      Muitas vezes o menos é mais

Sabe por que o EUA é 1ª lugar em e-commerce no mundo? Por que se preocupam mais na facilidade e agilidade em comprar o produto do que em banners promocionais. Não seja exagerado, procure ser clean, e mesmo se usar cores fortes organize seus ícones de maneira que não fuja do foco: O produto.

8)      Necessariamente Blindado

Se tem uma coisa que vale a pena investir é em programas de segurança para a loja virtual. Hoje em dia existem algumas empresas que oferecem os serviços básicos gratuitos e nos planos mais avançados com um custo mais econômico.

Selos de segurança garantem mais do que a segurança, mas também a venda, pois sem eles certamente sua loja perderá a credibilidade. Mas lembre-se do bom senso, não precisa inserir um cadeado enorme no layout, basta que seu consumidor consiga encontrá-lo facilmente.

Estas 8 dicas são apenas uma parte dos grandes benefícios que uma operação de e-commerce bem planejada pode trazer ao seu empreendimento.

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Categoria: Cases

Sobre Nayara de Sousa: Formada em Publicidade e Propaganda em 2009, atua como redatora a 6 anos. Já escreveu para diversos jornais e Blogs e freelancer com fotojornalismo. Se tornou especialista em e-commerce no ano de 2010 e hoje é Supervisora de marketing e relacionamento do Grupo Innovar 8. Ver mais artigos deste autor.

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Comentário (2)

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  1. Victor Ribeiro disse:

    Bastante interessante o artigo, a começar pela consideração em que em grande maioria as agências estão esquecendo de proporcionar retorno a a este mercado de e-commerce.

    Aproveitando em ensejo, a quem se interessar sou Executivo de Contas da Trinto E-commerce Criativo, uma agência engajada em realmente proporcionar resultados. Acreditamos muito na força e o papel que o Design tem no e-commerce, sem duvida se alinhado a um bom planejamento é o grande responsável pelo sucesso ou não de um projeto.

    Trinto E-commerce Criativo
    http://www.trinto.com.br

    SP – (11) 4063-8520
    RS – (51) 4063-8680

  2. Sandro disse:

    É isso. Parecem detalhes,mas podem fazer toda a diferença no resultado final.

    Uma estrutura clara e simples, bem planejada com foco no objetivo do site acredito que seja o principal.

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