Ponto Frio e Pão de Açúcar: redes criadas por imigrantes têm históricos de pioneirismo

| 09/11/2009 - 02:46 AM | Comentários (0)

Inauguração da Loja do Ponto Frio Bonzão em Madureira/Arquivo O Globo

Uma nasceu no Rio, ainda capital brasileira, em 1946, como importadora e vendedora de máquinas de costuras e refrigeradores, o que lhe rendeu o nome fantasia de Ponto Frio. A outra, apesar da marca inspirada num cartão-postal carioca, foi fundada dois anos depois em São Paulo, como Doceria Pão de Açúcar. As duas redes foram fundadas na década de 40 por imigrantes, a primeira pelo romeno Alfredo João Monteverde, e a segunda, pelo português Valentim dos Santos Diniz, e se espalharam dentro e fora do país, trazendo como marca a inovação.

O Ponto Frio – que já foi Bonzão, com seus pinguins inesquecíveis – atualmente, com cerca de 500 pontos de venda, tornou-se um dos líderes do varejo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos no país. A rede foi uma das pioneiras na venda à distância, primeiro por telefone, em 1996, e, logo em seguida, em 1997, online. Em 2008, a operação virtual se separou do restante, criando o PontoFrio.com Comércio Eletrônico com operação independente.

Para o Ponto Frio, os anos 90 e início dos 2000 foram marcados por aquisições e ampliações na Região Sul, Minas Gerais e São Paulo. Em 2007, a empresa passou por uma reestruturação, com fechamentos de algumas lojas e abertura de outras, marcando a expansão da marca no Nordeste.

O desinteresse de sua operadora – Lily Safra, viúva de Edmond, uma das mulheres mais ricas do mundo – pelo negócio pode ser um dos responsáveis pelo fato de a rede ter perdido cacife nos últimos tempos, num negócio de grandes jogadores.

Já a doceria paulista rendeu frutos e inaugurou o primeiro supermercado em 1959, iniciativa do primogênito do fundador e atual presidente, Abílio Diniz, então com 19 anos. Em 1968, o Pão de Açúcar já era a maior rede de supermercados da América do Sul.

Nos anos 70, a rede fundou seu primeiro hipermercado, com a bandeira Jumbo, lançou seu primeiro produto de marca própria e fez aquisições Brasil afora.

A sucessão sempre foi um assunto crítico para o grupo, com brigas familiares acaloradas e roupa suja lavada em público. Nos anos 90, sob o comando de Abílio Diniz, que tornou-se o acionista majoritário do grupo, iniciou-se um profundo processo de reestruturação.

Em 1999, o grupo francês de varejo Casino tornou-se sócio minoritário do Pão de Açúcar, inicialmente com 25% do total das ações (hoje tem 50%). A associação proporcionou recursos para a continuidade da expansão. No mesmo ano, o grupo começou a comercializar eletrodomésticos nas lojas Eletro, que em 2002, passou a operar sob a bandeira Extra. Em 2003, o grupo comprou a Casa Sendas.

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Categoria: Cases

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