Por que investir em uma loja virtual?
Loja virtual é um site de venda completa através da internet. Também conhecida como e-commerce ou comércio eletrônico, permite o cadastro de produtos e preços pelo administrador da loja, faz o cálculo automático de fretes e facilita o acesso à compra.No caso do comércio eletrônico, alguns fatores de custo normalmente não ocorrem no comércio tradicional, como custos de contratação de mão de obra, locação do espaço, etc. Ao contrário do que muita gente pensa, ter uma loja virtual ficou muito mais em conta, principalmente pelo avanço da tecnologia.
E qual a vantagem disso? Uma pesquisa sobre o comércio eletrônico no mercado brasileiro, da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EASEP-FGV) revela que as transações realizadas via internet, entre empresas e para consumidores, movimentaram aproximadamente US$ 170 bilhões em 2007.
O Brasil é o país da América Latina que mais utiliza esse canal de comércio, com quase 45% do consumo eletrônico do continente.
O consumidor também está mais confiante ao fazer transações pela rede mundial de computadores. Só este ano, o total de compras on-line foi de R$ 11,5 milhões.
Atualmente, o Brasil tem 39 milhões de pessoas com acesso à Internet e também o líder no tempo médio mensal de navegação, com 23h50min. Por internauta, entre os 10 países monitorados pela Nielsen/Netratings.
Esse panorama nos faz perceber que não ter uma loja virtual é renunciar a esse público consumidor. O custo com a manutenção é muito baixo e fazer parte desse universo é indispensável para alavancar as vendas e aumentar o faturamento da empresa.
O ideal é buscar uma agência que possa oferecer além da implantação, todo o planejamento: analisar o mercado, conceituar a loja virtual e a marca, desenvolver o layout, o conteúdo das páginas e a apresentação dos produtos na tela.
Procure um especialista no assunto e esclareça suas dúvidas. Com certeza, o investimento será menor do que você pensa!
Categoria: Cases