Qual o futuro dos altos salários em TI?

| 27/03/2012 - 15:40 PM | Comentários (7)

Nós últimos 3 anos, os veículos de comunicação não se cansaram de anunciar a explosão no número de vagas e consecutivo aumento dos salários para os cargos mais técnicos na área de TI (web designers, programadores, analistas, gerentes de projetos entre outros). Mas lamento ter que dizer: – Aproveitem! Pois este movimento de alta deve durar no máximo de 5 a 10 anos.

Quando um novo mercado se instala, sempre existe um intervalo entre o surgimento de uma nova demanda e a estruturação de uma oferta que a atenda. Neste caso podemos chamar de DEMANDA a busca do mercado por sites, sistemas, plataformas de e-commerce, consultorias etc; e podemos chamar de OFERTA a quantidade de profissionais verdadeiramente capacitados para tal tarefa.

"O espaço entre as curvas de demanda e oferta refletem o tempo de adequação do mercado à crescente capacitação de mão de obra, que naturalmente irá conter e reordenar os salários.”

Mas de onde tirei estas conclusões? Se analisarmos nossa infalível história, que já nos apresentou movimentos semelhantes na estruturação da mão de obra em setores como o têxtil e o automobilístico, pós revolução industrial, e que ainda repetiu sua dose de ensinamentos na explosão do PC (Personal Computer) e consecutivo amadurecimento das telecomunicações nos anos 80 e 90, veremos um tempo de adequação dos processos e formatação de uma estrutura departamental que se estabiliza com o tempo. Não estou dizendo que não teremos altos salários em TI, mas certamente teremos uma visão menos “afoita” e mais ordenada do que hoje.

As grandes empresas sabem que este efeito inflacionário é temporal e que no futuro teremos a visão de um novo departamento de TI, com executivos mais experientes na gestão, que viveram este movimento desde o início, e uma estrutura de hierarquia mais racional quanto ao planos de cargos e salários. Mas por favor, não estou dizendo para os profissionais se desanimarem com isto, muito pelo contrário, teremos um Grande Novo Mercado de TI pela frente, só que muito mais exigente quanto à  especialização dos técnicos, e muito mais pluralista quanto aos gestores.

DICA

Sugiro aos programadores e especialistas que se questionem: Eu sou um mesmo um especialista ou navego por várias áreas? – Este será o primeiro passo rumo a porta do sucesso em TI nos próximos 10 anos. E uma segunda pergunta seria: – Se tivesse de escolher hoje, que áreas tenho mais aptidões para me especializar? E que segmento de negócios pagaria melhor pelo meu trabalho? – Ora, se você é um especialista, deve saber que segmento focar para conseguir melhores resultados com sua energia.

O conceito generalista de “sou especialista em internet” já está por um fio. Lembre-se, com o aumento crescente da oferta de mão de obra no mercado, as empresas buscarão e poderão escolher profissionais cada vez mais especializados em áreas-chave do negócio: web-designers, analistas de SEO, desenvolvedores de aplicativos móveis, técnicos em segurança de servidores etc; sem falar nos gestores de e-commerce e marketing digital, claro.

Este é o futuro. Especialize-se.

Tags: , , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Miro Lima: Graduado em TI pela PUC-Campinas com extensão em Marketing de Serviços pela FGV. Atua como Consultor de Marketing de empresas focadas na internet desde 2008 e é Gerente de Novos Negócios do Cupom Center, uma Startup do Grupo SBA desenvolvida em parceria com a Moip. Trabalhou como Gerente de Vendas na Coca-Cola FEMSA, onde também coordenou o processo de gestão da qualidade na unidade MS junto à matriz no México. Soma 10 anos de experiência na gestão comercial de empresas de TI e Telecom, onde liderou os estudos do projeto de lei de redução do ICMS para produtos de informática no estado de Mato Grosso do Sul, participou do processo de abertura do mercado de assinaturas de acesso à internet, e como gestor de provedores, participou da interiorização da internet no seu estado em parceria com a Brasil Telecom até a venda de sua base de clientes ao Terra Lycos. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comentário (7)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Claudio disse:

    Eu até concordo com este gráfico, mas com um maior intervalo de tempo. Imagino que deve demorar décadas para isso ocorrer.

    • Miro Lima disse:

      Olá Claudio, realmente é possível que leve mais tempo sim, mas se avaliarmos o aumento do número de vagas nas universidades e cada vez mais opções de cursos de extensão e especialização na área, teremos muito em breve um nº cada vez maior de profissionais para a seleção natural no mercado.

      Mas independente do tempo, 5, 10 ou 20 anos, ESPECIALIZAR-SE certamente será uma excelente opção.

      Abs,

  2. Thomás disse:

    Concordo com o que o autor disse na matéria, porém também acredito que o intervalo de tempo será maior.

    O número de vagas das universidades não significa que a mesma quantidade irá se formar.
    Eu estou no 5º Semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec, minha sala começou com 40 alunos e no 3º Semestre já estava apenas com 11 alunos.
    Devemos levar em conta a quantidade, que é enorme, de desistência nos cursos de TI.

    Por outro lado, concordo com a questão de se especializar, pois é uma coisa necessária para se firmar no mercado… Melhor saber “tudo de uma coisa” do que “saber um pouco de tudo”.

    • Miro Lima disse:

      Ao Thomás, agradeço pela síntese, foi perfeita:
      – Melhor saber “tudo de uma coisa” do que “saber um pouco de tudo”.

      E ao amigo Júlio, obrigado por complementar o artigo de forma tão precisa.

      Abs,

  3. Julio Poggio Junior disse:

    Caro Miro concordo que sempre ha um ciclo profissional temporal composto pela necessidade, formação/qualificação, demanda, remuneração e estabilização profissional. A meu ver o diferencial estratégico para alcançar as melhores remunerações e estabilidade dentro deste ciclo são:
    Especialização, porém sem perder a visão do todo
    Conhecimento saboreado (experiência embasada na prática) e a busca de sua constante evolução.
    Qualidade objetiva na aplicação deste conhecimento focando o resultado.
    Espírito de equipe, liderança e pró atividade,e
    Saber fazer com sutileza e responsabilidade seu Auto-marketing profissional.

  4. Rodrigo Dias disse:

    Estava buscando alguns textos sobre o futuro de TI acabei chegando por aqui!
    Miro,
    Penso um pouco diferente de você referente ao texto, e gostaria de ouvir sua opinião.

    Creio que o futuro de TI ainda é muito incerto. Seu ponto de vista inclusive me assusta, pois está fora da realidade (MINHA REALIDADE), desculpe o termo. Eu vejo hoje um mercado que cobra profissionais com conhecimento em produtos totalmente diferentes! Inclusive tenho a percepção de que o contratante não sabe nem da metade das coisas que está solicitando na vaga. Vamos analisar uma delas? Irei procurar agora uma delas (17:23):
    Agora são 17:27 (não demorei nada para achar vagas assim).

    Analista de Infraestrutura Jr

    Curso Superior Completo ou em Formação Plataforma Windows: AD,DNS,DHCP,virtualização(HyperV) e GPOs. Roteadores Cisco Switches Cisco, Dell Telecom(Telefonia IP, UC, Vídeo Conferência) Banco de dados SQL Firewall SonicWall Backup Backup Exec Apoio técnico e suporte aos usuários notebooks e desktops, Operações com áudio e vídeo conferencias.

    Entendo que dentro da plataforma Microsoft uma tecnologia acaba puxando a outra. (ad, dns, DHCP, Hyper-v.) agora applience Cisco? DB?Firewall? Telecom?

    Como você acha que em 5 anos ou 10 anos isso irá mudar para uma busca de pessoas especializadas.

    Aguardo sua resposta! Um grande abraço! Seu blog está excelente!

    • Miro Lima disse:

      Bom Rodrigo,
      Penso que daqui a 10 anos, os caras de 35 anos terão 45 e estarão no comando das empresas; os caras de 25, terão 35 e estarão na linha de frente como executivos… ahhh e claro, os atuais adolescentes, que já nasceram com a cultura da informática no seu dia-a-dia, terão 25 anos e serão trainees, executivos junior etc. e farão parte da execução de novos projetos. Ou seja, acredito que o cenário do mercado mudará drasticamente a medida que, com o tempo, haverá uma verdadeira “reciclagem” profissional não só nos profissionais de TI, mas principalmente pela cultura de tecnologia que estará enraizada em todos os níveis e funções das empresas do futuro.
      Abs,

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.