Vitrines Personalizadas por Consumidor

| 14/12/2010 - 03:16 AM | Comentários (0)

Em uma loja física, a vitrine é limitada pelo espaço físico e ainda existe a grande dificuldade de tentar colocar os principais produtos que atendem a todo público daquele comércio, criando assim um atrativo para que se possa chamar a atenção dos consumidores. E a troca desses produtos na vitrine não é um processo simplista e de rápida execução, pois uma vitrine bem montada tem que ser planejada e montada em horário fora de exibição, enfim, tenta-se criar uma vitrine genérica que atenda a todos.

Agora em sua loja virtual a mudança da vitrine pode ser simples e até mesmo direcionada para cada consumidor. Quando um consumidor se identifica e existe um histórico de compras ou ainda um preenchimento de preferências em determinadas categorias de produtos, interesses em áreas, as vitrines poderão exibir produtos relacionados a essas informações, criando assim um diferencial e potencializando o desejo de compra. E ainda diminuindo o número de produtos exibidos dentro da vitrine, pois foca-se em exibir informações com mais qualidade e relevantes.

E essa criação da vitrine personalizada, não precisa ser necessariamente somente no ato após a identificação do consumidor, porque se armazenarmos um “cookie” na sessão do usuário, da próxima vez que a loja for carregada, já podemos efetuar a montagem da vitrine baseado nestas informações, e claro ofertando sempre a possibilidade de remover rapidamente essa personalização. Por exemplo, no caso de histórico de compra, se um cliente comprou um tênis da marca “X”, que serve para pratica de futebol, na vitrine personalizada desse cliente poderemos mostrar um produto relacionado a esse esporte.

Esse com certeza será um diferencial que sua loja ofertará, pois estará indo além de recomendar produtos em rodapés de página. Estará criando um ambiente personalizado para seu consumidor, onde ele se sentirá mais propenso a realizar uma compra, visto que os produtos de maior interesse são sempre os que estão em destaque. E prestando um serviço por demanda, ou seja, quando o consumidor desejar, ele receberá a informações pertinentes e direcionadas.

Tags: , , ,

Categoria: Cases

Sobre Marcelo Goberto: Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo E-commerce (www.mundoecommerce.com.br). Atualmente como Diretor de Tecnologia na empresa DragonSoft Tecnologia (www.dragonsoft.com.br), focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.