Criação de Sitemaps Para Lojas Virtuais

| 27/10/2009 - 13:57 PM | Comentários (0)

Dando continuação à primeira parte deste artigo, vejamos o que é necessário fazer para a divulgação de uma loja virtual.

Sitemaps  são arquivos que listam todos os links de seu site ou loja virtual. São especialmente úteis para que ferramentas de busca como o Google, Yahoo e MSN  localizem de forma rápida e eficiente todas as informações do seu site. São ótimas ferramentas para melhorar sua classificação em buscadores. Em geral, existem dois tipos de sitemaps. O primeiro tipo de sitemap é uma página HTML que relaciona as páginas do seu site – normalmente por seção – e ajuda os usuários a encontrar as informações de que precisam.

Os Sitemaps XML – geralmente chamados de Sitemaps, com S maiúsculo – são uma forma de fornecer ao Google informações sobre o seu site. Esse é o tipo de Sitemap sobre o qual falaremos neste artigo.

Resumidamente, um Sitemap é uma lista das páginas do seu site. Criar e enviar um Sitemap ajuda a garantir que o Google tenha conhecimento de todas as páginas do seu site, incluindo URLs que não seriam normalmente encontrados através do processo normal de rastreamento do Google.

Os Sitemaps são especialmente úteis se:

* O seu site tiver conteúdo dinâmico.
* O seu site tiver páginas que não podem ser facilmente encontradas pelo Googlebot durante o processo de rastreamento – por exemplo, páginas com conteúdo em AJAX ou Flash.
* O seu site for novo e houver poucos links para ele. Como o Googlebot rastreia a web seguindo os links de uma página para a outra, se seu site não estiver bem lincado, será difícil detectá-lo.
* O seu site possuir um grande arquivo com páginas de conteúdo que não estão bem lincadas umas às outras ou que simplesmente não estão lincadas.
* Você também pode usar um Sitemap para fornecer ao Google mais informações sobre as suas páginas, incluindo:

Com que freqüência as páginas do seu site são alteradas. Por exemplo, você atualiza diariamente a sua página de produtos, mas atualiza a página “Quem somos” somente a cada dois ou três meses.

A data da última modificação de cada página

A importância relativa das páginas do seu site. Por exemplo, a página inicial do seu site tem uma importância relativa de 1,0, as páginas de categorias têm uma importância de 0,8, e as entradas de blogs individuais ou páginas de produtos têm uma importância de 0,5. Essa prioridade indica apenas a importância de um determinado URL em relação a outros URLs no seu site e não afeta a classificação das suas páginas nos resultados de pesquisa.

Sitemaps fornecem informações adicionais sobre seu site ao Google, complementando nossos métodos normais de rastreamento da web. Esperamos que eles nos ajudem a rastrear mais seu site de maneira mais rápida, mas não podemos garantir que os URLs do seu Sitemap serão adicionados ao índice do Google. Os sites nunca são penalizados por enviar Sitemaps.

O Google adere ao Protocolo do Sitemap 0.9 como definido por sitemaps.org. O Protocolo do Sitemap é um dialeto do XML que resume informações relevantes do Sitemappara os rastreadores da web. Desse modo, os Sitemaps criados para o Google usando o Protocolo do Sitemap 0.9 são compatíveis com outros mecanismos de pesquisa que adotam os padrões do sitemaps.org.

Embora um Sitemap padrão funcione para a maioria dos sites, é possível criar e enviar Sitemaps especializados para determinados tipos de conteúdo. Esses formatos de Sitemap são específicos do Google e não são usados por outros mecanismos de pesquisa. Eles são uma boa maneira de dar ao Google informações detalhadas sobre tipos de conteúdo específicos.

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Categoria: Artigos, SEO

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