Especialista defende novo modelo de desenvolvimento de produto
O método moderno de desenvolvimento de um produto de internet ou tecnologia tem de incorporar o conhecimento do usuário durante o processo. Para as startups, trabalhar em plataforma aberta e investir em protótipos são boas soluções. Assim, é possível encurtar o processo, investir menos recursos e facilitar a aceitação do produto depois de lançado.
Em linhas gerais, essa é a proposta de trabalho de Marty Cagan, sócio da SVPG (Silicon Valley Product Group), uma consultoria americana. Especialista em gerenciamento de produtos, Cagan foi vice-presidente de produtos de Netscape, eBay e AOL. Ele está no Brasil nesta semana para prestar consultoria à SambaTech, empresa mineira especializada na distribuição de vídeo digital.
Em função de sua experiência do desenvolvimento de produtos na área de internet, Cagan ministra diversos cursos ao redor do mundo. “Como não existem cursos sobre esse tema em universidades nos EUA, as empresas buscam esse conhecimento fora. O que procuro mostrar são as melhores práticas em gerenciamento de produtos”, afirma Cagan.
Pelo método defendido por Cagan, quanto mais erros forem cometidos durante o processo, melhor, pois podem ser corrigidos antes de chegarem ao mercado. Nesse sentido, o uso de protótipos é uma estratégia benéfica, pois serve de experimentação e evita problemas no futuro – e a um custo bem menor do que seria necessário no passado.
Em relação ao mercado brasileiro, Cagan, que já prestou serviços para a Locaweb, acredita que o setor passa por um amadurecimento. “Já estive aqui em outras oportunidades e vi um mercado bem menor. Hoje, há mais investidores e grandes companhias atuando na área digital”, afirma.
Gustavo Caetano, sócio da Samba Tech, diz que a empresa procurou Cagan em função de sua experiência no fortalecimento de empreendimentos da área digital. “Ele já trabalhou bastante com startups, isso ajuda muito. Pode contribuir para que erros muito comuns não sejam cometidos por uma empresa digital”.