Netshoes: exemplo de quem sabe fazer e-commerce

| 05/05/2010 - 15:07 PM | Comentários (0)

Há muitas dúvidas de empresários sobre como entrar no mundo do e-commerce, por isso resolvi trazer um caso de sucesso de uma empresa nacional, voltada à comercialização de artigos esportivos. Trata-se de uma marca até pouco tempo desconhecida, mas que vem despontando pelos bons resultados obtidos e pelas boas práticas no uso de estratégias de marketing digital.

A Netshoes tem por volta de 550 funcionários e existe há dez anos, tendo surgido inicialmente no mundo físico, com lojas em São Paulo e hoje é um dos maiores anunciantes da web. É um varejo de nicho, pelo foco em artigos esportivos.

Uma das ações que merece destaque é a realização de pesquisas com clientes após três semanas que adquiriram algum item, para identificar como está sua satisfação com o produto. Com isso já possuem 52 mil avaliações que se tornam recomendações de cliente para cliente. Sabendo-se que mais de 80% das pessoas pesquisam na web antes de adquirir um produto, torna-se imprescindível estimular essa interação, visto que nesse caso 40% das compras são influenciadas por indicações de outros usuários.

Outra estratégia bastante interessante é a gestão dos sites de diversos times de futebol e das vendas de artigos esportivos com as respectivas marcas.

Todo processo de acompanhamento é baseado no uso inteligente de dados e métricas, tanto do lado da agência como do cliente, o que demonstra outro ponto crucial para o sucesso, que é a gestão a quatro mãos. Com isso, avaliam os investimentos feitos em marca e divulgação.

Fazem uso também de e-mail marketing, com ações segmentadas por perfil, por exemplo, homem ou mulher, por torcida, há quanto tempo esse cliente interagiu pela última vez, entre outras abordagens. Essas adequações melhoram a performance técnica e evitam que as mensagens sejam vistas como spam. Além disso, esse cuidado com o uso dos dados evita correr riscos, como enviar uma promoção de camisetas do Palmeiras a um corinthiano.

Recentemente, optaram por investir na marca fora do mundo on-line, utilizando, entre outras ações, o patrocínio de um time de futebol, bem como em filmes na TV.
Dentre as estratégias de marketing digital utilizadas ressalta-se o SEO – “Search Engine Optmization”, que é a implementação de técnicas para melhorar o posicionamento do site da empresa em buscadores, como o Google, fazendo com que se eleve seu “pagerank” e posicionando o site na primeira página dos resultados de busca, além de utilizar paralelamente links patrocinados nesses mesmos sites. Essa estratégia é recomendável, pois ao mesmo tempo em que há maior exposição através da busca orgânica, simultaneamente empregam-se os links patrocinados para promoções com prazos limitados.

Mais um exemplo de boas práticas é disponibilizar meios de contato ao cliente, como chat e Call Center, visto que os clientes se sentem profundamente insatisfeitos quando não recebem nenhum tipo de resposta das empresas.

Além disso, como não poderia deixar de ser, monitoram a marca nas redes sociais. E falando em redes sociais, segundo a empresa, o uso do Twitter não representou um sucesso de vendas, mas foi um caminho interessante de relacionamento empresa-cliente, principalmente em tempos de crescimento do poder do consumidor.

Fonte:  Sandra Turchi

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Categoria: Artigos, Cases

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