Redes sociais minam confiança em contatos

| 06/03/2010 - 15:18 PM | Comentários (0)

O número de pessoas que enxergam seus amigos como fontes confiáveis de informação sobre uma empresa caiu de 45% para 25%, de acordo com um levantamento recente da consultoria de comunicação Edelman. Isso inclui comentários que aparecem em testemunhos de empresas e produtos, a exemplo dos usados em sites de comércio eletrônico.

A queda traz implicações consideradas “significativas” para os marqueteiros e as redes sociais, que se vendem como soluções de comunicação em um mundo complexo. A influência de amigos é um dos pontos mais considerados quando uma empresa decide investir em redes sociais.

Em alguns casos, as próprias redes sociais podem contribuir para a queda na confiança. Plataformas como Facebook e Twitter permitiram que as pessoas mantenham círculos maiores de contatos “casuais”, o que pode diluir a credibilidade da rede de contatos. “Quanto mais contatos a pessoa tem, mais difícil é de acreditar nela”, diz Richard Edelman, presidente e CEO da consultoria.

A pesquisa mostra ainda que quando uma “pessoa como você” serve de porta-voz de uma companhia, a taxa de confiança caiu novamente. O volume de pessoas que acredita nessas fontes decresceu de 39% para 45%.

De outro lado, CEOs que vêm a público em épocas de estresse e crise, como Ed Whitacre, executivo da GM, viram sua confiança aumentar. As pessoas que afirmaram que acreditam nestes executivos subiu de 17% para 26%.

Categoria: Artigos, Cases

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