Empresas e redes sociais: por que pensar num projeto de mídias sociais?

| 24/09/2010 - 02:00 AM | Comentários (1)

O site Blue Bus Br publicou nessa terça, 22, uma informação muito importante para ser discutida. No cenário online brasileiro, apenas 36% das empresas estão nas redes sociais. Se compararmos com a informação de que 79% dos internautas usam sites de relacionamento, o número torna-se muito menor.

O índice espanta não simplesmente porque a expressão do momento é “você tem que estar em redes sociais” e, sim, porque mídias sociais não são tendências e precisam de um planejamento para serem utilizadas; 64% das empresas brasileiras ainda não pensaram num planejamento de marketing e/ou comunicação para as redes sociais. Além de estarem perdendo uma fatia de espaço publicitário, estão perdendo um espaço importante para construção de um relacionamento e contato direto com o público, que possibilitaria um aumento da moeda social e, claro, dos lucros. Esse relacionamento não vai ser construído de um dia para outro, por isso um planejamento é fundamental para saber como entrar e permanecer (bem) nesses espaços.

É importante destacarmos que a cultura das pessoas numa era digital está orientada para a convergência, mas a convergência das pessoas, que fique bem claro, e não das mídias. O que isso quer dizer? As pessoas convergem do site, para o twitter, para o mobile, para o impresso ou para o rádio. Por isso, as empresas precisam encarar a web do ponto de vista horizontal e como uma rede distribuída, assim, será possível reforçar as potencialidades da marca junto ao público com o apoio das características de participação e engajamento que sites de relacionamento possuem. E se existe uma fatia do público que converge para as mídias sociais, por que (ainda) não estar presente?

http://www.bluebus.com.br/show/1/99098/no_brasil_apenas_36_das_empresas_estao_nas_redes_sociais_do_marinho

Tags: , ,

Categoria: Cases

Sobre Eliane Fronza: Eliane Fronza é jornalista formada pela PUCRS. Recentente, junto com a publicitária Liana Furini, fundou a Agência Gancho, agência com foco em comunicação e marketing em mídias sociais. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comentário (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Blog Lomadee disse:

    Redes Sociais é uma realidade na comunicação empresarial, e com um tempo os responsáveis pelo setor de comunicação, ou até mesmo os próprios gestores entenderão a importância de investir em Mídias Sociais.

    Blog Lomadee

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.