História das ferramentas de busca
Quando que alguém ia imaginar o tamanho que a web alcançaria? Encontrar a agulha que você precisa neste palheiro é uma tarefa complicada. Com isto surgiu a necessidade de ferramentas que facilitassem o trabalho de pesquisa. A primeira ferramenta de busca foi o Archie, mas ele servia apenas para encontrar programas em servidores de FTP e não para pesquisa de páginas.
Em 93 foi criado por Matthew Gray no MIT o primeiro robô de buscas, o “World Wide Web Wanderer” com o objetivo inicial de medir o tamanho da web. Ele incluiu o recurso de capturar URLs, dando origem a primeira base de dados de sites: o Wandex.
Em 94, Jerry Yang and David Filo criaram o Yahoo, que era uma lista pessoal de favoritos. Surgiu também o WebCrawler que era o primeiro a indexar a página inteira e o Lycos que iniciou as buscas por relevância que em 96 já contabilizava 60 milhões de documentos indexados. Em 95 surge o Cadê?, principal site de buscas brasileiro criado por Fábio de Oliveira e Gustavo Viberti.
Em 98 surgiu o Google, com o sistema de PageRank, ficou tão famoso que os Portais Yahoo e AOL começaram a usá-lo como suas ferramentas de busca. Neste mesmo ano foram lançados o MSN search e o Open Directory. Em 2002 o Yahoo! Brasil compra o Cadê?.
Em 2003 o mercado de ferramentas de busca esquentou de verdade. O Google lançou o AdSense permitindo proprietários de sites ganhassem dinheiro com anúncios. A Overture comprou o Altavista e o AllTheWeb. O Yahoo comprou a Overture. Em 2004 o Yahoo deixou de usar o Google para as suas buscas e a Microsoft lança o novo MSN Search.
Chegamos em 2006, com o Google, o Yahoo e a MSN como principais players. Suas buscas não se restringem apenas a páginas, mas imagens, vídeos, grupos de discussão, notícias, produtos e a cada dia surgem mais funcionalidades.
O Mercado brasileiro já conta com uma forte estratégia por conta do marketing de busca. O Yahoo! foi o primeiro a se instalar já o Google entrou por últimos, mas já criou um laboratório de pesquisa, único na américa latina.
Categoria: SEO