Recentes

Transformação digital: existe caminho certo?

| 04/04/2017 - 11:33 AM | Comentários (0)

A complexidade e tempo necessários para a implementação de estratégias de transformação digital são alguns dos motivos que levam companhias a postergarem projetos de inovação. Mesmo assim, 96% dos executivos consideram a transformação como essencial e 86% acreditam que suas empresas têm menos de dois anos para digitalizar seus negócios antes que tenham prejuízos financeiros e de competitividade, segundo pesquisa da Progress de 2016.

Afinal, para acompanhar as mudanças do mercado vindas da transformação digital, as empresas devem investir na adaptação de processos já existentes, ou no desenvolvimento de soluções disruptivas?

Adaptação: é o suficiente?

Seja no que diz respeito à experiência do cliente ou na rotina dos colaboradores, o fator humano é um dos principais catalisadores para as mudanças corporativas.

No ambiente de trabalho em que a geração Y representará 50% da mão de obra mundial até 2020, segundo estudo da Forrester Research, as organizações buscam alternativas e novos processos para atrair e reter talentos. O perfil dos trabalhadores mudou, com necessidades e expectativas vindas do uso de tecnologias em sua vida pessoal. É crescente a demanda por serviços que promovam a autonomia, que sejam de fácil uso e com comunicação eficiente, como chats e mensagens de texto. Por isso, companhias buscam desenvolver soluções para dispositivos móveis com foco no consumidor final.

Disrupção: caminho sem volta

Um empreendimento que possui uma estratégia de transformação digital atrelada à um modelo de negócio disruptivo pode mudar o mercado de forma impactante. Um exemplo é o modelo de assinaturas que o Netflix adotou para viabilizar seu serviço de streaming, e forçou grandes corporações de mídia e entretenimento a repensar toda sua tática comercial.

Negócios baseados na economia colaborativa fazem com que novas empresas avancem rapidamente, como o Airbnb que foi fundado em 2008 e hoje é avaliado em cerca de US$ 30 bilhões, ultrapassando grandes players, como a rede de hotéis Hilton.

Afinal, existe resposta certa?

Sendo disruptivo ou se adaptando, o processo não é fácil. As organizações precisam alinhar profissionais, soluções e culturas a um mundo de constante mudanças.  Transformação digital deixa de ser uma opção e passa a ser uma necessidade, fazendo com que a automação de processo e aplicativos de uso pessoal e corporativo sejam prioridade.

As demandas do mercado e inovações tecnológicas vão continuar gerando desafios. Organizações que entendem a importância de se reinventar irão florescer. Já as outras devem pensar em uma saída estratégica enquanto seu negócio ainda tem valor.

Tags: , , ,

Categoria: Tendências

Inon Neves

Sobre Inon Neves: Inon Neves é vice-presidente da Access no Brasil, segunda maior empresa do mundo no segmento de gestão de documentos e informações, presente nos Estados Unidos, Brasil, Costa Rica, Panamá e Trinidade e Tobago. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
Vtex
Mailbiz
LojaMestre
Braspag
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Enviou
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Trezo
Softvar
Qwintry
SoS Loja Virtual
World Pay
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.