20 Dicas para seu site aparecer melhor posicionado nos mecanismos de buscas

| 13/11/2009 - 13:47 PM | Comentários (2)

O sonho de toda empresa que tenha um website é fazer com que ele apareça nas primeiras posições dos mecanismos de buscas (Google, Yahoo, Bing) sem pagar por isso  (a chamada busca natural). De nada adianta se sua empresa têm um lindo website se ninguém o acessa, certo? E para que o site seja acessado estar bem posicionado nos mecanismos de busca é fator crítico de sucesso.

A técnica de fazer com que websites apareçam bem posicionados nas buscas naturais é chamada de SEO (Search Engine Optimization). Existem diversas empresas e profissionais especializados nisso. Para as empresas a má notícia é que esse costuma ser um serviço caro e não se pode garantir que a empresa aparecerá bem posicionada para sempre. Diversos fatores influenciam nisso e todos os dias alguma ação tem que ser tomada para garantir as primeiras colocações (daí a razão de ser um serviço caro).

Faça um teste e veja em que posição sua empresa aparece no Google para a palavra que represente o principal produto ou serviço que você oferece. Se você não aparece na primeira página dos resultados tenha certeza que você está deixando de fechar vários negócios e captar vários clientes através da web. Pouquíssima gente avança à segunda página, principalmente se encontrar o que busca logo na primeira.

Vejam que além dos inúmeros anúncios pagos existem websites muito bem posicionados, sem pagar nada por isso. O site que aparece na primeira posição por exemplo: www.segurosautomovel.com.br . Aparece super bem, sem pagar nada por isso, e com certeza tem um tráfego muito interessante de interessados em seguros. Parabéns ao site pois esse é um mercado muito concorrido onde existem empresas grandes trabalhando.

Você deve estar se perguntando: Mas como fazer meu site subir nas posições dos mecanismos de buscas sem gastar muito dinheiro?

Deixo aqui 20 dicas que ajudam em muito seu site subir no ranking dos buscadores. Poderia escrever 100 dicas mas com essas 20 as coisas já tendem a melhorar e você não precisará abrir mão do precisos tempo dedicado a seu negócio tentando implementar todas as melhorias.

Se seu site irá aparecer ou não nas primeiras páginas depende de vários fatores (principalmente como seus concorrentes trabalham essa questão). Mas como as dicas são fáceis (necessitam nenhum ou um mínimo de conhecimento de HTML) e grátis (sim, você não vai gastar nada) recomendo a todos implementarem.

Dicas:

1. Se sua empresa ainda não possui um website ou se for possível trocar a IRL do site atual, você tem uma grande oportunidade de melhoria. Uma URL que tenha relação com as palavras dos produtos e serviços que sua empresa vende faz com que seu site seja muito melhor entendido pelo Google e similares. Por exemplo: sua empresa vende e instala cortinas e persianas. Registre um domínio do tipo www.cortinasepersianasonline.com.br ou www.ciadascortinasepersianas.com.br . Veja bem, uma URL boa para SEO não necessariamente é “bonita” ou “simples”.

2. Os títulos das páginas são fundamentais para um bom posicionamento. Não se esqueça que é o título da página que aparece como “cabeçalho” do resultado de sua empresa nas buscas. Veja os exemplos para a busca “farmácia online”:

Farma Delivery Online: Comprar Medicamentos Ficou Bem Mais Fácil

Compre seus medicamentos e remédios com os melhores preços, prazos e condições de pagamento na Farma Delivery Online, a sua farmácia e drogaria na internet.
farmadelivery.com/

Vitanet

Pesquisar por: Ache o que precisa: Produto, Fabricante, Composição, Genérico. Somente iniciais. Home | Entregas | Produtos controlados | Anuncie | Quem …
www.vitanet.com.br/

Enquanto o primeiro anúncio informa claramente do que se trata o link, o segundo é apenas um mapa do site. Não preciso dizer qual aparece melhor, certo? As boas práticas dizem que um titulo interessante tem cerca de 10 palavras e 70 caracteres.

3. Os mecanismos de busca não gostam de erros. Certifique-se que seu site não possui erros de sintaxe. Cheque seu código HTML e CSS de seu site.

4. A descrição de sua página (o que aparece abaixo do título nos resultados das buscas) deve ser bem escrita. Fundamental que ela contenha as palavras para as quais você quer que sua empresa apareça bem colocada.

5. Tenha algum conteúdo dinâmico em seu site, os buscadores adoram. Pode ser um blog ou uma área de notícias. Mas de nada adianta ter essa area se não atualizá-la ao menos 1x por semana.

6. Tenha certeza que o internauta consegue acessar qualquer página de seu site a partir de qualquer página que ele esteja. Os links internos ajudam os buscadores a promover seu site.

7. Prefira menus em formato de texto aos que utilizam Java script. Coloque as palavras chaves que você quer fomentar no nome dos menus/seções. Ex: Se você quer aparecer bem para a palavra “Seguro Saúde” tenha no menu esse item e também algo como “Vantagens do Seguro Saúde”, “Legislação do Seguro Saúde”, etc.

8. Garanta que suas imagens utilizem a tag “alt” para explicá-las. Um exemplo, se seu site tem uma imagem do sapato que você vende, a tag “alt” deve ser algo do tipo “sapato-couro-masculino”. O Google e os demais buscadores não lêem imagens. Eles lêem tags.

9. Confirme que seu site possui um sitemap e submeta-o ao Google. Dessa forma você garante que todas suas páginas serão indexadas.

10. Evite que sua página ultrapasse os 30 KB para permitir rápido carregamento.

11. Não tenha um site todo em flash. Os mecanismos de buscas não gostam do flash. Tenha no máximo um banner, uma animação, mas prioritariamente seu site deve ser em HTML. Se o site de sua empresa é todo em flash considere urgentemente uma reformulação.

12. Tenha URLs amigáveis em seu site. O que é isso? São URLs que informam o conteúdo da página que elas acionam. Por exemplo duas URLs de empresas que trabalham com PABX:

http://www.flatel.com.br/panasonic%20centrais.htm#12 (URL não amigável)

http://www.telefoniaempresarial.com.br/pabx-para-empresas.htm (URL amigável)

13. Não tenha links ocultos ou escondidos em seu site. Os buscadores odeiam isso.

14. Tenha conteúdo de qualidade em sua página e garanta que as palavras que você quer privilegiar aparecem com certa freqüência nos textos. Mas atenção, não exagere na repetição das palavras ou os buscadores podem lhe penalizar.

15. Cadastre seu site em “diretórios de sites”. Procure no Google e você achará uma infinidade deles. Esse cadastramento faz como que seu site ganhe os chamados “backlinks” que são como “referências” e os buscadores adoram.

16. Peça a seus clientes, parceiros e fornecedores, que incluam o link do seu site no site deles. Mais uma vez a razão é a geração de backlinks.

17. Se possível ofereça algo grátis em seu site, seja um software para download, um “test-drive” ou um material de treinamento. Os blogueiros vão ver, indicar e gerar links para seu site (os tais backlinks).

18. Tenha um conteúdo interessante que não seja apenas comercial. Se você vende “serviços de polimento de pisos” por exemplo, fale sobre as vantagens do polimento, os materiais utilizados, a importância do polimento.

19. Link seu site com sites de mídia social como Orkut, Twitter, Facebook, Digg, LinkedIn. Crie uma comunidade de sua empresa no Orkut, um perfil no Twitter, coloque o link em seu perfil do LinkedIn, etc.

20. A última é a mais importe: Tenha paciência e trabalhe duro. Acompanhe os resultados e vá fazendo os ajustes necessários. Não espere resultados imediatos mas tenha certeza que no longo prazo sua empresa terá um grande diferencial no mundo da internet.

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Categoria: Tutoriais

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Comentário (2)

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  2. marcelo disse:

    muito boa as dicas !!! parabéns !

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