Dicas práticas para o melhor aproveitamento do Teste A/B

| 03/08/2012 - 08:46 AM | Comentários (0)

Você sabe do que se trata o termo “Teste A/B”? Se você, lojista, não tem conhecimentos a respeito, saiba que a perda de vendas, clientes e, consequentemente, dinheiro é provável.

Trata-se do mais popular método de avaliação de design e layout que uma loja virtual pode-se utilizar. Consiste na exibição de diferentes versões de layout de uma mesma página à diferentes visitantes e usuários. O intuito desta prova é eliminar dúvidas e aprimorar a conversão.

Testes deste gênero põe a prova a afinidade do consumidor com a loja, trata-se de uma avaliação detalhada do design e o comportamento de navegação dos consumidores. A métrica mais utilizada para a efetividade do Teste A/B é a taxa de conversão, entretanto se faz necessário ponderar as variáveis. Por exemplo, a implantação de uma página personalizada que obtenha altas taxas de conversão e em contrapartida, poucos índices de permanência, pode sinalizar que haverão desistências num plano futuro.

O Teste A/B é a mais básica e essencial ferramenta na busca por maiores índices e conversões, e para a contemplação deste teste de modo eficaz aplicados à ações corriqueiras, destacamos algumas dicas, acompanhe:

E-mail Marketing:

Aplique o Teste A/B a todas as áreas de seu e-commerce, inclusive ao e-mail marketing. Selecione alguns assuntos e temas que deseja abordar, sendo aconselhável a escolha de dois ou três. Segmente seu público de acordo com sua base de contatos, em seguida eleja até 20% destes clientes de acordo com o número de cadastrados, separando estes em três grupos e enviando a cada grupo um assunto diferente.

Opções de escolha:

A utilização deste conceito é absolutamente interessante durante o processo da escolha do melhor dia e horário de abordagem do publico, a fim da maior posse de atenção dos mesmos.

O Teste A/B também auxilia na escolha de uma determinada promoção ou produto que poderá obter as maiores taxas de retorno de acordo com os gostos dos usuários;

Site:

Aperfeiçoe a loja virtual por completo, seja o checkout, o carrinho de compras ou a página de produtos. Teste as variáveis, veja qual o melhor local para a exposição do banner de destaque, analise quais os produtos que mais vendem e, dentre estes, quais merecem ainda mais destaque.

Baseie-se em resultados reais e consistentes, não apenas em opiniões avulsas e sem fundamento. Atente-se e boas vendas.

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Categoria: Cases

Sobre Felipe Martins: Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis. Ver mais artigos deste autor.

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