Utilize as redes sociais em favor de sua empresa

| 24/04/2010 - 18:28 PM | Comentários (1)

Twitter, Facebook, Orkut, blogs, Youtube. As redes sociais crescem cada vez mais e há motivos de sobra para fazer parte deste universo. A mudança no comportamento do consumidor exige que as empresas estejam na internet. Muitos vão à rede antes mesmo de ir a uma loja e a empresa que não aparece na busca prévia deixa de ser uma possibilidade de compra.

Apresentado no último dia do curso EXAME PME, o caso da Eletrônica Santana ajuda a entender como a internet pode ser uma ferramenta que salva uma empresa. O empreendimento passava por dificuldades no fim da década de 90 e tinha duas possibilidades: abrir mais filiais ou apostar em um novo conceito de negócio. A decisão foi entrar no comércio eletrônico. “Pensei que cada computador poderia ser uma filial da minha loja”, conta Rubens Branchini Martins, diretor comercial e de marketing.

A partir de publicidade online, a companhia começou a crescer e manteve sua loja física, mas a internet e a decisão de partir para este ambiente foi essencial para retomar o desenvolvimento da empresa. No e-commerce, o layout, a usabilidade e a escolha de uma plataforma que funcione bem são essenciais para atender o consumidor. “O internauta é exigente, se o site demora para abrir, por exemplo, ele vai para o concorrente”, diz Rubens.

A empresa que ainda não tem site ou perfis nas redes sociais precisa ficar atenta a alguns pontos antes de começar. Edney Sousa, diretor de operações da Pólvora! Comunicação, acredita que é preciso entender a etiqueta da rede antes de usá-la. “Primeiro veja o que estão falando antes de participar”, diz. “Hoje em dia não adianta apenas falar do serviço ou produto, a internet funciona como uma troca, uma conversa”, explica.

Depois de entender o que estão falando, faça um diagnóstico e veja qual a participação da sua empresa nas redes sociais. “Só vale criar um novo perfil se for realmente participar. Se for deixar abandonado, nem vale a pena entrar”, ensina Sousa. Para medir esta participação, leva-se em consideração a visibilidade, a influência e o engajamento.

Como usar as principais redes sociais

No Youtube, exiba sua empresa e outros vídeos sobre seu produto ou serviço. É bom que sua página seja personalizada. Não faça apenas divulgação própria no Twitter. Divulgue coisas interessantes de outras fontes. O seguidor fica mais tolerante à publicidade. É também uma forma de atendimento ao cliente.

O Orkut ajuda a semear suas ideias e produtos. Estar nas comunidades e ver o que dizem ajuda a definir ações futuras. Já no Facebook os aplicativos são os mais acessados . Criar joguinhos ou outras formas de interação e ter um perfil são formas de participar. O blog pode reunir todas as outras redes. Deve ter uma linha editorial, para não escrever sobre assuntos que não interessam ao consumidor.

Tags: , , ,

Categoria: Artigos, Tutoriais

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comentário (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Lecom S.A. and E-Commerce News, Tiago Garcia. Tiago Garcia said: E-Commerce News | Utilize as redes sociais em favor de sua empresa: Twitter, Facebook, Orkut, blogs, Youtube. A.. http://bit.ly/9wKuy3 […]

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.