Amazon.com cria parceria com Facebook
Amazon inovou o e-commerce em 1995, ano em que o primeiro livro on-line foi vendido. Foi então criado o primeiro padrõe de sítio Web orientado para os clientes, o que determinou que todo o acervo da livraria fosse classificado por título, palavras-chave, autor ou assunto. Além disso, apartir de um cadastro e do mapeamento do histórico de buscas e compras do cliente, recomendações eram geradas de forma personalizada, sendo incluídas na pagina inicial do usuário e também enviadas por e-mail. Isso gerou uma efetividade muito maior no oferecimento de promoções e maior satisfação dos usuários.ma efetividade muito maior no oferecimento de promoções e maior satisfação dos usuários.
A união entre a Amazon e o Facebook permite a recomendação produtos de acordo com os gostos revelados por cada um na rede social. E mais, mostra quais amigos irão fazer aniversário nos próximos dias, também recomendando presentes baseado no que eles adicionaram em seus perfis.
É uma integração simples, porém útil, dando a larga no conceito de comércio social, que promete se expandir nos próximos anos. Espera-se assim, que futuramente essa integração permita a criação de anúncios cada vez mais personalizados, tanto na página do Facebook quanto no site da Amazon.
Se a privacidade do usuário for mantida em sigilo, assim como a Amazon garante em seu site, essa iniciativa deve interessar a mais empresas, e aprimorar cada vez mais a oferta e o conteúdo oferecidos pelo comércio online.