Aplicações de entretenimento atraem cada vez mais spam em redes sociais
Nas redes sociais, como o Facebook, o uso de aplicativos de games aumenta as práticas de spam e phishing em mais de 50%, segundo uma pesquisa realizada pela empresa de segurança BitDefender.
Na maioria dos aplicativos de entretenimento, para obter uma pontuação alta e se desenvolver, o usuário deve contar com a participação de um número considerável de amigos. Os internautas mal intencionados exploram esse interesse por meio de perfis falsos e bots que enviam mensagens de spam para grupos, de acordo com o estudo.
Diferentemente do spam comum, nesta nova tendência os perfis falsos são adicionados pelos usuários, que querem se beneficiar nos jogos. Isso dificulta a suspensão automática da conta ilícita, já que o usuário mal intencionado não está violando as regras.
Perfis atraentes
A pesquisa também mostrou que as contas falsas mais bem sucedidas são aquelas que imitam os perfis reais. A companhia comprovou isso pela criação de três perfis atraentes no Facebook: um sem nenhuma foto e com poucos detalhes, outro com uma imagem e informação limitada e um terceiro com uma grande quantidade de dados e fotos. Depois de colocar todos os perfis na categoria de grupos de interesse geral, o círculo de amigos aumentou com 23 conexões para o primeiro perfil, 47 para o segundo e 53 para o terceiro.
Continuando com o teste em grupos de jogos sociais, o volume de usuários querendo adicionar pessoas desconhecidas aumentou drasticamente. Em um dia, 85 usuários aceitaram um pedido do primeiro perfil, 108 do segundo e 111 do terceiro.