E-Commerce pode ser um grande aliado das lojas físicas, diz executivo
Com a popularização do varejo online, muitas lojas já existentes no mercado decidiram por adaptar suas vendas também para o mundo online. Além de conquistar clientes por todo território nacional, o e-commerce também contribui para as vendas da loja física. Aliadas, as duas versões podem trazer um alto retorno além de aumento no canal de vendas da empresa.
O e-commerce tem a capacidade de difundir e divulgar de forma mais efetiva um negócio. Uma loja de pequeno ou médio porte é facilmente conhecida em sua região. Mas para abranger toda a cidade, principalmente em grandes capitais como São Paulo, é preciso um trabalho muito mais forte e intenso, em especial quando não está instalada dentro de um shopping center.
Ao aderir ao comércio online, empresas são facilmente localizadas na web. A abrangência da loja é expandida para outros estados, principalmente se oferecer produtos diferenciados e preços compatíveis. O mesmo pode acontecer na região onde o espaço físico está localizado. Moradores de bairros próximos podem desconhecer a loja até fazerem a pesquisa na internet.
Com todas as informações disponíveis no mundo virtual, muitos consumidores decidem comparar opções de produtos e preços antes de decidirem por uma compra. Mas, mesmo com o avanço da tecnologia, alguns ainda preferem ver o produto de perto, tirar as dúvidas com o vendedor para depois realizarem a compra. Antes, o consumidor passava em frente a loja e decidia, na hora, entrar ou não. Agora ele se desloca propositalmente até o local e já sabe o que procura. De acordo com o diretor comercial da Eletrônica Santana, Rubens Branchini Martins, muitos clientes chegam com um papel impresso do site, decididos a comprar, mas ficam receosos enquanto não tocam o aparelho com as mãos. “O brasileiro ainda tem a cultura do contato”, explica Martins.
Lojas virtuais e físicas são partes de um mesmo negócio e não podem ser confundidas como concorrência. Em alguns momentos, a situação também pode inverter. O cliente pode ter ficado interessado em um produto, mas indeciso sobre a compra e preço ele deixa o momento de decisão da compra para realizar já em casa. Em frente ao computador, o consumidor pode pesquisar os preços em outros lugares, entrar nas redes sociais e ver o que os demais usuários da marca estão dizendo sobre o produto, e realizar a compra pela internet, com muito mais praticidade e facilidade. Tanto em um caso como no outro, o importante é que a empresa atenda as necessidades de cada cliente ao trabalhar com dois canais de vendas.
Categoria: Balanços
Não tenho dúvidas disso, eu mesmo sou um usuário que na grande maioria das vezes pesquiso em lojas virtuais, vejo preço e recomendações e compro diretamente na loja, ainda mais quando se trata de livros “não técnicos”.
Nesses casos quero pegar o livro, manusear, mas sempre olho primeiro na loja virtual.
Já passou do momento em que virtual e real andavam separados. Agora é “tudo junto e misturado”.