PrestaShop fecha 2012 com mais de 100 mil lojas ativas
O PrestaShop, desenvolvedor de software de comércio eletrônico de código aberto, fechou 2012 com a marca de mais de 100 mil lojas virtuais ativas – consideradas aquelas que apresentam rendimento mensal de US$1.000 ou acima –.
De acordo com Matt Serralta, Diretor de Operações do PrestaShop nos Estados Unidos e América Latina, 2012 foi também o ano do lançamento do departamento de Desenvolvimento de Novos Negócios que os gabarita para também atender a outros países. “O ano passado foi muito importante para a plataforma de e-commerce PrestaShop, apresentando um forte crescimento no faturamento mundial. Além disso, registramos em torno de 130 mil lojas virtuais ativas em dezembro último, um aumento de 22% comparado com o ano anterior. Também em 2012 lançamos o departamento de Desenvolvimento de Novos Negócios para o Brasil, assim como para outros países onde a plataforma apresenta forte crescimento. Com a criação do gerenciamento regional, alavancamos no mercado brasileiro, mostrando crescimento no número de lojas virtuais ativas, comunidade de desenvolvedores, parcerias com agências digitais e grandes companhias que provém serviço de e-commerce”, detalha o executivo, ao E-Commerce News.
Ele destaca ainda outra grande conquista do PrestaShop em 2012 – ter sido escolhido pela loja da Estrela Brinquedos para desenvolver a plataforma de e-commerce e lançar o seu novo website. “Nós não crescemos apenas em termos de número de lojas virtuais ativas, mas também estamos sendo a plataforma de escolha de grandes marcas brasileiras, como por exemplo, a da loja da Estrela Brinquedos, o que consideramos como uma das grandes novidades de 2012. Contamos hoje com mais de cinco mil lojas virtuais ativas no Brasil”.
Na opinião de Serralta, são três os principais fatores que impulsionaram o crescimento da empresa em 2012: o investimento em capital humano, tecnologia e relacionamento com o cliente e parceiros. “O PrestaShop investiu em recursos humanos, relacionamento com o cliente e parceiros e, principalmente, em melhoramentos da nossa tecnologia. Em 2012, lançamos a versão 1.5 PrestaShop, que trouxe muitos recursos inovadores para o comércio eletrônico, e, consequentemente, novos usuários aderiram aos nossos serviços. Aperfeiçoamos nosso fórum, que hoje conta com mais de 400 mil membros na comunidade. Além disso, continuamos fiéis ao conceito de open source, provendo gratuitamente uma plataforma de e-commerce de qualidade e eficácia”, enfatiza. Ele complementa ainda que os resultados animadores obtidos no Brasil, são atribuídos ao crescimento do e-commerce local que, no ano passado, registrou alta de 29% em relação a 2011. “Além disso, com o novo departamento dedicado ao mercado brasileiro, realizamos nosso 1º Encontro da Comunidade PrestaShop Brasil e levamos nosso Treinamento para Comerciantes à São Paulo. Também lançamos o site PrestaShop.com em português, solução em que oferecemos instalação da plataforma totalmente em português, bem como, toda a plataforma da área administrativa e loja, também em português. O fórum da Comunidade Brasileira foi reorganizado para melhor atender o usuário, publicamos um blog e newsletters periodicamente focando em notícias para o mercado interno, dentre outras novidades que estão por vir”, antecipa.
Para este ano o executivo garante como meta um crescimento no número de lojas virtuais ativas e mais uma série de atividades que ampliarão o posicionamento do PrestaShop no mercado. “As expectativas são bem animadoras. A projeção é de um crescimento de pelo menos 30% no número de lojas virtuais ativas. Para tanto, estamos programando mais atividades com a Comunidade PrestaShop Brasil, bem como, agendando a participação nos principais acontecimentos locais de e-commerce. No início de maio realizaremos o primeiro treinamento no Brasil para desenvolvedores freelancers e agências digitais interessadas em certificação na plataforma PrestaShop. Ainda para este ano, estaremos lançando novos módulos e integrações nativas com grandes soluções de comércio eletrônico brasileiro. No primeiro semestre vamos anunciar duas parcerias de grande importância para os comerciantes locais que usam a plataforma PrestaShop, e, para o segundo, estamos planejando o 2º Encontro da Comunidade PrestaShop Brasil, entre outros eventos”, assegura.
Categoria: Balanços