Staples.com.br cresce 63% no segundo trimestre
O e-commerce da Staples, varejista norte-americana especializada materiais para escritório, registrou crescimento de 63% no Brasil durante o segundo trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2012. “Vale destacar também que, neste período, mantivemos o índice de 45% dos carrinhos com produtos Staples, que garantem economia de até 40%. Para nós, nossos constantes índices de crescimento têm um gostinho especial. Afinal, desde o início das nossas atividades no Brasil, focamos nosso canal de e-commerce para atender principalmente pequenas e médias empresas”, ressalta Leo Piccioli, presidente da Staples na América Latina, ao E-Commerce News.
Ele recorda que em 2005, quando a Staples chegou ao mercado brasileiro, artigos de papelaria e materiais de escritórios eram adquiridos pelo mercado corporativo por meios considerados tradicionais e transformar a internet em um canal de vendas para este público específico foi um grande desafio para a empresa. “Era um grande desafio que, acreditamos, vem sendo vencido. O mercado vem reagindo muito bem. Nosso site de e-commerce segue em ritmo de crescimento constante e, a cada mês, trimestre, semestre, ano, vemos mais e mais empresas migrarem para a simplicidade e a facilidade do comércio eletrônico, quando precisam comprar materiais para o escritório: desde clipes, canetas, papéis etc…, até produtos de limpeza ou a cafeteira e o pó de café que é oferecido aos funcionários e visitantes”, acrescenta.
Piccioli considera o foco que a companhia dá no segmento de atuação, no site de e-commerce, como principal canal de vendas, e o atendimento da demanda das pequenas e médias empresas, como os fatores internos que mais influenciaram nos resultados da empresa no período. “Esses fatores são fundamentais porque, internamente, temos uma equipe qualificada para identificar os produtos certos e necessários; anunciá-los adequadamente em nossos canais digitais; viabilizar as vendas com simplicidade e uma logística de entrega rápida e eficiente. Tudo isso porque nos preocupamos, de fato, com o atendimento eficaz, capaz de garantir a satisfação dos clientes. Esse nosso cuidado em prover experiências de compra on-line positivas tem resultado na importante fidelização dos clientes. Em menos de dez anos de atuação no Brasil, já contamos com uma base de clientes formada por 65 mil empresas, sendo cerca de 7,5 mil ativas por mês”, detalha.
Entre os fatores externos, o presidente destaca a implantação de constantes melhorias na plataforma de e-commerce e o cuidado com a qualidade dos produtos próprios. “Entre os cerca de seis mil produtos disponíveis, mais de 500 são da nossa própria grife Staples. Além de representarem até 40% de economia em comparação a itens similares de marcas líderes, a linha de produtos próprios é projetada e aprovada mediante rigorosos testes de qualidade e de Pesquisa & Desenvolvimento, realizados na nossa matriz, nos Estados Unidos, – e isso faz muita diferença”, ressalta.
E foram eles os produtos mais vendidos no período, complementa o executivo. “Por reunirem beleza, economia e qualidade, os produtos da linha Staples continuam liderando nossas vendas. Apesar da compra constante de itens de papelaria, notamos uma importante participação das Cadeiras para Escritório nos nossos resultados. Em apenas dois anos, vendemos cerca de 25 mil unidades, ou seja, uma média de aproximadamente 3,1 mil unidades por trimestre. Falando especificamente dos materiais de Papelaria mais vendidos em nosso site de e-commerce, o Papel e Cartuchos/Tonners reinam absolutos no topo das listas de compras de pequenas e médias empresas brasileiras”, aponta.
Estratégias de Marketing impulsionam os resultados
As ações de marketing nos meios digitais realizadas pela companhia também reforçaram o bom desempenho no segundo trimestre, afirma Piccioli. “Somos responsáveis pelo segundo maior e-commerce do mundo. Consequentemente, também somos uma das maiores incentivadoras dos meios digitais e, por isso, nossas ações de Marketing estão concentradas nos meios digitais. Investimos em grandes portais brasileiros, adotamos ações de links patrocinados do Google e atuamos fortemente em redes sociais, por meio do Facebook, Twitter e YouTube”, pontua e continua. “Temos quase 39 mil ‘curtir’ no perfil Staples Brasil no Facebook e mais de 147 mil visualizações dos vídeos para o canal nacional no YouTube. Entre os conteúdos de grande sucesso do nosso canal no YouTube está um que mostra como montar uma cadeira Staples em apenas um minuto. O sucesso do vídeo repercute nas vendas de nossas cadeiras, como mencionado anteriormente. E a linha de comunicação adotada por nosso Marketing é: Preço + Produto de Qualidade + Cumprimento da promessa da marca: Ser Fácil! É fácil comprar, fácil receber… fácil montar a cadeira! Essa nossa equação é campeã de resultados”, comemora.
O presidente acrescenta ainda que a companhia também aposta nas estratégias de marketing em ações pontuais como o Black Friday. “Somos uma empresa de origem americana e conhecemos bem esse tipo de ação. Por isso, seguindo o exemplo de nossa matriz, nos preparamos com antecedência e, na Black Friday 2012, anunciamos um grupo de aproximadamente 60 produtos que continham, de fato, descontos muito vantajosos. A resposta foi excelente: tivemos um volume de vendas cinco vezes maior que o normal em uma sexta-feira”, constata.
Sobre as adaptações exigidas pelo Decreto Federal 7.962/13, que contempla as novas regras para os sites de e-commerce no País, Piccioli afirma que a companhia já avançou na adequação de vários itens como razão social e CNPJ em destaque no site; endereço físico e eletrônico e demais informações para contato publicados; discriminação de despesas adicionais, como entregas; condições da venda, incluindo modalidades de pagamento, etc…”Estamos empenhados para que, em breve, a operação esteja em total conformidade. A Staples ‘vive’ para seus clientes e valores com o transparência e ética são chaves em nossa estratégia”, assegura.
Para o terceiro trimestre, o presidente enfatiza que a estimativa é manter o bom desempenho e contribuir para a transformação dos processos de compra das pequenas e médias empresas. “Continuar crescendo, atrair cada vez mais pequenas e médias empresas para o nosso site de e-commerce e manter a satisfação de clientes do porte de Decolar.com, Embraer e Vale do Rio Doce, que já utilizam os nossos canais e serviços é o nosso foco. Para isso, estamos atentos às demandas de nossos clientes, às necessidades do mercado e também às datas importantes do varejo, como volta às aulas. Além disso, nosso principal desafio é mudar a maneira como pequenas e médias empresas compram materiais para seus escritórios. Essas são as metas que motivam a nossa equipe do Brasil a reafirmarem a força e a importância do e-commerce dentro do segmento de Papelaria e Materiais para Escritório”, conclui Leo Piccioli.
Categoria: Balanços