Tencent Holdings apresenta lucro líquido menor que o previsto
A Tencent Holdings Ltda anunciou nesta quarta-feira que o lucro líquido do segundo trimestre cresceu 23% a menos do que o previsto há um ano, por conta de um aumento nas despesas que se sobressaiu ao incremento das receitas.
A empresa alertou que suas margens de lucro podem continuar a ser comprimidas no curto e médio prazo – uma vez que procura crescer em mercados que não são o seu negócio principal – games online, serviços de mensagens e redes socias. Mas os analistas afirmam que os novos jogos ainda serão seu principal motor de crescimento neste ano.
Eles acrescentaram também que a consolidação desta indústria na China está favorecendo as indústrias dominantes, e o Tencent é o líder em jogos online no país asiático.
A Tencent informou que seu lucro líquido para o trimestre encerrado em 30 de junho foi de 2,35 bilhões de yuans (US$ 366milhões), contra 1,92 bilhões de yuans obtidos no mesmo período do ano anterior. O resultado ficou abaixo da média de 2,54 bilhões de yuans que foram previstos por sete analistas previamente consultados. As receitas aumentaram 44%, saltando de 4,67 bilhões de yuans para 6,74 bilhões, o que ficou acima da média de 6,62 bilhões de yuans previstos pelos analistas.
A empresa, com sede localizada na cidade chinesa de Shenzhen, havia afirmado em março que esperava que o crescimento do lucro líquido fosse menor neste ano, devido ao aumento dos custos com marketing e pessoal, bem como seus investimentos em novas áreas, como os microblogs e e-commerce. No ano passado seu lucro líquido subiu 56%.
A margem operacional ficou em 41,3% no segundo semestre de 2011, valor abaixo dos 50,8% obtidos no mesmo período do ano anterior.
A empresa também começou a investir em outras empresas de internet na China para impulsionar seu crescimento. Em julho ela adquiriu 15,7% da desenvolvedora de softwares Kingsoft Corp. por 892 milhões de dólares de Honk Kong (US$114,6 milhões), e em maio comprou cerca de 16% da agência de viagens online eLong Inc. por US$ 84,4 milhões. No segundo trimestre, as receitas da Tencente derivadas de serviços da internet cresceram 50% e alcançaram 5,39 bilhões de yuans. A empresa alcançou 701,9 milhões de usuários com contas ativas de mensagens instantâneas no fim de junho, crescimento de 674,3 milhões obtidos no fim de março.
As receitas com serviços móveis e de telecomunicações cresceram 18% e chegaram a 793,8 milhões de yuans e as receitas com anúncios saltaram 29% alcançando 512,3 milhões de yuans.
Mas os custos de conteúdo e taxas de agência subiram 74% e chegaram a 1,1 bilhões de yuans, e as despesas com folha de pagamento de funcionários cresceu 66% para alcançar 1,25 bilhoes de yuans.
A Telecent tem uma fatia de 30,8% do Mercado de jogos online da China, que alcançou valor global de 8,76bilhões de yuans no segundo trimestre, de acordo com a empresa de pesquisas de Pequim Analysys International.
Categoria: Balanços