Blogueiros ganham dinheiro com o que, um dia, já foi divertimento

| 10/11/2009 - 13:44 PM | Comentários (1)

Maior estudo já feito pelo indexador de blogs Technorati, o levantamento “State of Blogosphere”, com 2,9 mil blogueiros de todo o mundo, revela que eles começam a ganhar dinheiro com algo que um dia foi apenas divertimento.

Segundo a pesquisa, os blogueiros que geralmente obtêm receita com blogs são aqueles que se colocam como empreendedores e conseguem vender publicidade em seu canal da internet. Outro caminho pelo qual conseguem remuneração são os convites para palestrarem a respeito dos temas sobre o que escrevem – é o caso de 24% dos entrevistados.

Já se consolida também a categoria dos blogueiros contratados por corporações ou aqueles que são  blogueiros autônomos, mas que conseguem algum tipo de receita com o blog – comercialização de publicidade, por exemplo. Desses dois grupos, 17% têm o blog como sua fonte principal de renda.

Apesar de todo esse movimento, a maioria dos entrevistados – 72% – afirma que bloga por diversão.

Relação com a mídia tradicional e mobilidade

A proximidade de parte dos blogueiros com as empresas de comunicação é outro aspecto relevante constatado pelo Technorati. De acordo com a pesquisa, 35% deles já trabalharam em algum veículo de mídia tradicional, enquanto 24% ainda atuam nessas companhias e mantém seu blog pessoal como uma atividade paralela.

tempo_blog.jpg
Fonte: State of Blogsphere, Technorati (2009)

O meio para o qual dispensam mais horas de atenção durante na semana é a TV (8,79 horas),  com  a leitura de blogs logo em seguida (8,21 h), sites de mídia social (7,67 h), ouvir rádio tradicional (5,83 h), ler a versão digital de jornais (5,21 h), acompanhar site de revistas (4,73 h) e ouvir podcasts ou rádios online (4,41 h) .

Eles também dedicam mais horas por semana lendo revistas impressas (3,74 h) do que jornais impressos (3,39 h). No que se refere à mobilidade, a tendência é de expansão: 58% aumentaram neste ano, em comparação com o ano anterior, o uso de celulares para atualização de seus blogs. Do total de entrevistados, 20% usam o aparelho de telefonia móvel como recurso para publicar posts.

Atualização
O ritmo médio de atualização é de duas a três vezes por semana para 27% dos entrevistados, e uma vez para 20%. E 70% afirmam medir seu sucesso na blogosfera pela satisfação pessoal; já entre blogueiros profissionais, a medida observada é o número de visitantes únicos.

temas_blogados.jpg
Fonte: State of Blogsphere, Technorati (2009)

O Technorati registra que o Twitter é utilizado por 73% dos blogueiros, índice bem superior à média da população em geral (14%), segundo pesquisa realizada pelo Wall Street Journal, citada pelo próprio Technorati. Entre as  demais razões para o uso do microblog estão o relacionamento com empresas (24%) e comentários sobre os próprios negócios para os quais trabalham(31%).

Tags: , , , ,

Categoria: Notícias

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. ivan ferreira disse:

    Interessante e bem informativo seu artigo, creio que a maioria começa por apenas diversão e depois acabam ganhando dinheiro com seus blogs.

    A dica é brincar, fazer do seu blog um site de conteúdo de qualidade, e depois pensar em ganhar dinheiro. Muitos querem entrar com pouco conteúdo e ganhar dinheiro na marra, isso é burrice.

    Parabéns pela matéria!

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.