Brasil é o terceiro em ranking mundial de spam
O Brasil foi o terceiro maior emissor de spam do mundo durante o segundo trimestre de 2010, com 5,5% de todo o spam enviado globalmente, de acordo com um relatório divulgado nesta quarta-feira (14/7) pela companhia de segurança Sophos. O país continua em terceiro lugar desde o começo do ano, mas obteve queda de 1,3% do primeiro trimestre para o segundo.
Os Estados Unidos se mantêm em primeiro lugar entre os 12 países que mais produzem spams – apelidados de “Dirty Dozen” pela Sophos – contribuindo com 15%,2 das mensagens indesejadas transmitidas no mundo todo, aumento de 2,1% em relação ao primeiro trimestre. Já o segundo lugar é tomado pela Índia, que emite 7,7% do spam global. O país registrou uma queda de 0,5% em relação ao primeiro trimestre.
A Sophos destaca que o spam está se tornando cada vez mais malicioso: não se trata apenas de propagandas não desejadas, mas também a propagação de links que levam a sites ilícitos e malwares. A pesquisa também mostra que 97% das mensagens de e-mail trocadas em empresas são spams.